GM alerta para os cuidados durante as compras de Natal

3/12/2012 - Jundiaí - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

O movimento no comércio nos dias que antecedem a chegada do Natal fica cada vez mais intenso. Nessa época do ano, é preciso redobrar a atenção para não ser vítima de pequenos delitos e golpes.

A Guarda Municipal, assim como faz todos os anos, orienta a população para que siga algumas dicas que vão garantir maior segurança na hora das compras dos presentes. Para o inspetor Claudio Ferigato, um dos delitos mais comuns é quanto à ação dos batedores de carteira. Ele, que também é coordenador de rondas e patrulhamento, dá algumas dicas que podem fazer toda a diferença.

Quanto aos acessórios (bolsa, mochila e ou carteira)

I. Se a bolsa tiver uma alça longa, o ideal é que esteja bem próxima à lateral do corpo ou de preferência com sua maioria à frente do corpo e segura por uma das mãos;
II. Se for pequena, que o cotovelo fique apoiado sobre a bolsa e que a mão segure sua alça;
III. Já para as pessoas que usam mochila, e aconselhável levá-la na frente, principalmente nos trechos de grande concentração e circulação de pessoas.
IV. Quem usa carteira deve levá-las nos bolsos laterais da calça.

Lembrete: toda atenção e cuidado são poucos para que as compras não se tornem dores de cabeça.

Outra dica muito importante é sobre pessoas estranhas: qualquer um que não seja conhecido deve ser evitado. Uma simples conversa pode ser uma forma de facilitar a ação de outro bandido.

Mais uma dica que deve ser seguida: quando entrar em uma loja, as recomendações com relação a bolsas, mochilas e carteiras estão valendo, especialmente nas lojas com grande variedade em produtos e de preços populares, onde a concentração de pessoas é maior. Prefira realizar suas compras em horários de menor movimento. Caso não seja possível, evite carregar muitos pacotes para não ocupar as duas mãos, tenha sempre uma mão livre.

Outro cuidado importante é quanto ao uso do dinheiro ou do cartão. Retire-os da carteira apenas diante do caixa quando chegar sua vez de fazer o pagamento. Dê preferência aos cartões de crédito, são mais seguros e possibilitam aos usuários serem bloqueados a qualquer momento.

Em agências bancárias, não aceite a ajuda de desconhecidos. Desconfie de histórias sobre bilhete de loteria premiado e do cartão do banco preso no caixa-eletrônico. São argumentos para estelionatários realizarem seus golpes com os mais desavisados.

Procure não ficar sozinho em pontos de ônibus isolados, procure viajar o mais próximo possível do condutor, no interior do coletivo mantenha a bolsa, carteira, pacotes ou sacolas na frente do seu corpo, onde possa estar sempre os observando e procure sempre o dinheiro da passagem contado ou dê preferência aos vales transporte.

Para quem estiver de carro, procure preferencialmente um estacionamento com seguro. Se tiver que deixá-lo na rua, tenha à disposição pelo menos algum dispositivo de segurança como: sistema de alarme, corrente de direção, chave geral interruptora ou até mesmo uma tranca de direção.

Se perceber que está sendo seguido, acione imediatamente os órgãos de segurança da cidade, no caso da Guarda Municipal, através dos fones 153 – DISQUE EMERGÊNCIA ou 4492-9060.

Compartilhe no Whatsapp