da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
Massa sendo cortada, recheada e ajeitada dentro de uma bandeja, enquanto o forno esperava quente pelas receitas recém preparadas. Assim começou o encerramento do curso de Delícias do Campo do Funss (Fundo Social de Solidariedade), que nesta quarta-feira (28), marcou o fim do curso para 2012 e a qualificação de mais 15 alunas, que saíram como cozinheiras de mão cheia.
A moradora do bairro Currupira, Aparecida Ceolin, aprendeu diferentes técnicas e o preparo de receitas práticas. “O curso é ótimo. Aprendi muita coisa que poderei aproveitar em casa. Não preciso mais sair para comer algo gostoso ou comprar. Eu mesma posso preparar” comentou.
Desde 2011, já se formaram mais de 240 pessoas pelo curso de Delicias do Campo. “O programa é importante por causa do aproveitamento dos produtos da região, das frutas e das verduras de época. É uma forma de ensinar as pessoas a produzirem um alimento diferenciado e gostoso, seja para venda e geração de renda familiar, quanto para produzir em casa e agregar valor ao produto”, explicou a presidente do Funss, Maria Rita Haddad.
A professora Angélica Rocca demonstrava orgulho por formar mais uma turma de alunos qualificados e tristeza por essa ser a última edição do projeto em 2012. “Foi maravilhoso. Todos colaboraram, participaram, demonstraram interesse nas aulas e aprenderam comigo tanto quanto eu aprendi com eles”, disse.
“Trazer o curso até eles foi uma ótima ideia, pois nem todos têm a facilidade de sair sempre do Currupira. Isso é acessibilidade e oportunidade”, comentou a professora.
O representante masculino da turma, Antônio Omisolo, mostrou que sabe cozinhar tão bem quanto as colegas do curso e, hoje, deixou todo o receio do início para trás. “Quem disse que homens também não vão para a cozinha?”, brincou.
A diretora da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Isabel Cristina Harder, acompanhou o encerramento do curso e entregou os certificados em nome do prefeito Miguel Haddad e do secretário Jorge Yatim.
“Esperamos que todos possam colocar em prática o que aprenderam, seja apenas cozinhando em casa e economizando ou abrindo um negócio próprio”, disse Isabel. O momento foi de despedida e confraternização, todos se mostraram satisfeitos com o final da iniciativa, marcada com o aroma de doces caseiros recém-saídos do forno.