Secretaria de Saúde contesta dados do LIRAa

29/11/2012 - Jundiaí - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

A Secretaria de Saúde encaminhou ofício à Sucen (Superintendência de Controle de Endemias do Estado de São Paulo) e está em contato com o Ministério da Saúde para solicitar a correção dos dados referentes ao Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes Aegypti publicados na última terça-feira (27). Na publicação, Jundiaí aparece com Índice de Infestação Predial de 4,3 ficando, portanto, em risco de surto da doença.

Os dados apresentados pelo Governo Federal contradizem os que foram obtidos no levantamento do Índice de Breteau, realizado pelo CVCZ – Centro de Vigilância e Controle de Zoonoses – em outubro deste ano, cujo resultado indicou 0,2, colocando o município em nível ‘satisfatório’. O Índice de Breteau, cujo método é semelhante ao utilizado para o LIRAa, mede a densidade larvária na cidade. O recomendado pela Organização Mundial de Saúde é de até 1%.

A informação obtida até o momento é de que a Sucen considerou apenas os dados parciais e sem revisão do (CVCZ), sem levar em consideração de que se tratava de uma análise prévia do departamento. A informação incorreta coloca em dúvida todo trabalho desenvolvido com seriedade pelo município para o controle da doença, sendo, assim, necessária a correta divulgação dos dados.

Compartilhe no Whatsapp