Ações para marcar o Dia Mundial do Diabetes continuam

13/11/2012 - Jundiaí - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

A Secretaria de Saúde continua com as ações programadas para marcar o Dia Mundial do Diabetes, em 14 de novembro. As atividades têm o objetivo de chamar a atenção da população sobre a doença, formas de prevenção e tratamento. Nessa terça-feira (13), das 8h às 12h, serão feitos testes de glicemia capilar e aferição de pressão arterial no NIS – Núcleo Integrado de Saúde. Às 14h, no mesmo local, haverá palestra sobre os cuidados com os pés de diabéticos e orientação nutricional.

Ainda na terça, a USF Centenário promove palestra sobre os cuidados com os pés e oferecerá um delicioso café da manhã para os participantes. Esta mesma unidade apresentará palestra sobre diabetes, no dia 14, além de fornecer receitas diets, como lanches, patê e refrescos.

 

No dia 14 haverá também atividades no Paço Municipal. Das 8h às 16h será possível fazer teste de glicemia, aferir a pressão arterial, peso, circunferência abdominal e receber orientações.

A USF Marlene estará com uma tenda na rua onde serão oferecidos testes de glicemia e orientações sobre alimentação saudável, com uma mesa de alimentos montada no local.

A UBS Hortolândia também fará testes de glicemia neste dia e orientará os consumidores da feira do bairro. Na Colônia, os testes serão feitos no comércio. A UBS São Camilo montará uma barraca em frente à unidade, das 13h às 14h30. Quem passar pelo local poderá fazer o teste de glicemia e receber orientações sobre a doença. A UBS Esperança terá palestra, lanches e exames de glicemia.

As atividades prosseguem nas próximas semanas. No dia 24 está prevista uma grande ação no Eloy Chaves. É o “Dia da Cidadania”, quando também serão realizados testes de glicemia, em parceria com o Senac. E, no dia 29, às 8h30, a UBS São Camilo retoma as atividades, com palestra do médico Ricardo Godoy sobre “Importância da alimentação saudável no diabetes”.

O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela International Diabetes Federation, em parceria com a Organização Mundial de Saúde, como uma resposta ao crescente número de casos da doença em todo o mundo. Pelo menos 245 milhões de pessoas têm diabetes. Em 30 anos, este número deve chegar a 380 milhões. No Brasil, cerca de 10 milhões de pessoas são portadoras da doença e 500 novos casos surgem por dia.

De acordo com a responsável pelo Programa de Insumos para Diabetes da Secretaria de Saúde, Nilce Botto Dompieri, esta data é comemorada por mais de 130 países. “Para cada pessoa diabética existe uma que é portadora da doença e não sabe. Por isso, é importante alertar sobre os riscos da doença que, se diagnosticada tardiamente, pode apresentar complicações”, disse a enfermeira, ressaltando que pessoas acima de 45 anos, filhos de diabéticos, com sobrepeso, hipertensão e sedentarismo devem procurar uma Unidade Básica de Saúde.

Jundiaí tem hoje cerca de 20 mil diabéticos. Para os atendidos na rede pública de saúde, Nilce explica que há grupos educativos, atendimento médico e laboratorial, além de nutricionistas para orientação sobre alimentação saudável e profissionais capacitados para orientar sobre pé diabético.

Compartilhe no Whatsapp