da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
Teve início nesta segunda-feira (12) o trabalho intensificado da Secretaria de Saúde no combate à tuberculose. Uma performance teatral produzida pela Cia de Teatro Hilária Troupe percorreu diversos locais, como o Paço Municipal, levando, de forma bastante descontraída, informações à população. O objetivo da ação é diagnosticar precocemente casos da doença e iniciar o tratamento para interromper a transmissão.
De acordo com Sandra Ervolino, coordenadora do programa de combate à tuberculose da Secretaria de Saúde, esse trabalho será feito durante três dias na cidade, percorrendo unidades de saúde e outros locais públicos, mas as ações preventivas são realizadas durante todo o ano. “Por ano fazemos duas buscas ativas nas UBSs e unidades do Programa de Saúde da Família. Nesta semana, em função do Dia Nacional de Combate à Tuberculose – 17 de novembro – a campanha está sendo intensificada”, explica Sandra, que ressalta também a importância de atuar em parceria com o Ambulatório de Moléstias Infectocontagiosas de Jundiaí, com a troca de informações e encaminhamento de casos.
Tosse consecutiva por mais de três semanas, acompanhada ou não de febre no fim do dia, suor noturno, falta de apetite, perda de peso, cansaço ou dor no peito, pode já ser um sintoma de tuberculose e um motivo para que as pessoas procurem atendimento nas Unidades Básicas de Saúde para fazer o diagnóstico da doença. No entanto, a doença tem cura, desde que tratada adequadamente e por um período mínimo de seis meses.
Na campanha desenvolvida pela Secretaria de Saúde, além da performance do grupo teatral, estão sendo distribuídos panfletos com informações importantes à população, mostrando como é a doença e como ela pode ser evitada. No Brasil, três milhões de pessoas por ano pegam tuberculose. Em Jundiaí, de acordo com levantamento feito a partir de 2006, os índices de cura estão acima dos 85% recomendados pela Organização Mundial de Saúde.
Performance teatral continua
A Cia de Teatro Hilária Troupe vai estar no próximo dia 13 na UBS Novo Horizonte, a partir das 8h, e na UBS Eloy Chaves, a partir das 13h. No dia 14, haverá apresentações na UBS São Camilo, das 8h às 9h30; na UBS Tamoio, das 10h às 11h30; na UBS Santa Gertrudes, das 13h às 14h30; e na UBS Jardim do Lago, das 15h às 16h30.