da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
A Secretaria Municipal de Saúde realiza neste domingo (11), mais um mutirão de castração e identificação de animais. Nesta edição, serão atendidos cães e gatos do Jardim São Camilo, com cirurgias de castração e de microchipagem. Os procedimentos serão realizados na Emeb Maria José Maira de Toledo, das 8h às 15h.
De acordo com o médico veterinário da Coordenadoria de Saúde e Bem-Estar Animal, Jonathann França Ribeiro, já foi realizado um cadastramento das famílias com animais de estimação no bairro e as cirurgias foram agendadas.
“Além do dia e horário, os proprietários foram informados sobre os cuidados pré e pós cirúrgicos”, disse o veterinário, lembrando que os proprietários devem comparecer munidos de documento de identidade e comprovante de residência.
Serão atendidos apenas animais com idade entre seis meses e dez anos. A expectativa é de castrar cerca de 100 animais. Estão previstos mais quatro mutirões no bairro, totalizando 1.200 castrações. “É importante destacar a importância da cirurgia, uma vez que com a castração evita-se diversas doenças, crias indesejadas, filhotes abandonados, brigas entre animais, além da economia, pois uma cirurgia deste porte custa de R$ 250 a R$ 500 no mercado”, enfatizou Ribeiro.
O mutirão é mais uma ferramenta da Secretaria de Saúde para introduzir o conceito de posse e guarda responsável de animais. Mutirões semelhantes já foram realizados em outros bairros, como Jardim Novo Horizonte, Jardim Santa Gertrudes e Jardim Tamoio, com atendimento a cerca de mil animais. Segundo Ribeiro, com a castração e a identificação é possível coibir a procriação indiscriminada de animais e o abandono, pois com a chipagem é possível localizar os proprietários. O abandono de animais é crime, com penalidade que varia de três meses a um ano de reclusão.