Após realizar um trabalho de conscientização sobre o Câncer de Mama através do Outubro Rosa, a AAPC, Associação de Assistência e Prevenção do Câncer, Organização Não Governamental eu presta atendimento a centenas de pessoas de baixa-renda portadoras dos mais diversos tipos de câncer, adere à campanha nacional de combate e prevenção ao Câncer de Próstata durante esse mês conhecido como Novembro Azul.
Neste ano a AAPC estará utilizando as redes sociais para divulgar informações diversas sobre a prevenção do Câncer de Próstata com dicas variadas sobre alimentação saudável dentre outras informações.
O Câncer de Próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens no Brasil, e o sexto mais comum no mundo, representando 10% dos casos da doença. É considerado um câncer de terceira idade, pois a maior parte dos casos corresponde a homens com mais de 65 anos. Nos últimos anos tem se observado um aumento nos casos da doença, fato atribuído ao avanço dos métodos de diagnóstico, pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação e pelo aumento da expectativa de vida da população. O que significa que os casos são detectados precocemente, aumentando as chances de cura.
A previsão do INCA, é que no ano de 2012 será diagnosticada mais de 60 mil novos casos da doença no Brasil. A instituição alerta para alguns fatores de risco sobre esse tipo de câncer, pois a incidência de casos e o percentual de mortalidade aumentam quando o paciente possui mais de 50 anos. Como outros tipos de câncer, o de próstata tem profunda relação com a genética familiar. Homens cujo pai, ou irmãos, já tiveram a doença têm chances maiores de desenvolver o tumor. Os hábitos alimentares e o estilo de vida da pessoa também são fatores importantes a serem observados.
Conheça o Câncer de Próstata e as formas de prevenção:
O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. Cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem em homens com mais de 65 anos. Quando diagnosticado e tratado no início, tem os riscos de mortalidade reduzidos.
Prevenção e tratamento
Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco do câncer. Especialistas recomendam pelo menos 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.
Homens a partir dos 50 anos devem procurar um médico para realizar exames de rotina. Os sintomas mais comuns do tumor são a dificuldade de urinar, frequência urinária alterada ou diminuição da força do jato da urina, dentre outros. Quem tem histórico familiar da doença deve avisar o médico, que indicará os exames necessários.
O toque retal é o teste mais utilizado, apesar de suas limitações: somente a porção posterior e lateral da próstata pode ser palpada. Também deve fazer o exame PSA (antígeno prostático específico, na sigla em inglês), que, se aumentado, é um indício da doença. Consulte anualmente seu médico generalista ou urologista e siga suas orientações.