Funss qualifica sushimans e cuidadores de idosos

1/11/2012 - Jundiaí - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

A cor branca prevalecia na Casa da Solidariedade: 32 estavam vestidos de jalecos e 19 com camisetas claras. Os 51 formandos dos cursos de Cuidador de Idosos e Sushiman receberam nessa quarta-feira (31) os seus diplomas do Funss (Fundo Social de Solidariedade) e se tornaram oficialmente profissionais qualificados para o mercado de trabalho.

Para o professor Luiz Yamate, os cursos do Funss são de qualidade e muito bem estruturados. “Veja o curso de sushiman, nós temos o teórico e o prático. Se transformar em um sushiman é um trabalho longo. Aqui damos toda a base para o aluno entrar no mercado e assim, poder se especializar na área”, informou o professor.

O recém-formado sushiman, Gerson Luiz Pilon, confirmou o discurso do professor.  “Tivemos toda a estrutura e espaço adequados para trabalharmos. O curso me deu a base e o aprendizado necessários para começar a trabalhar como sushiman”, revelou Gerson, que já é um chefe de cozinha e trabalha como autônomo.

Seguindo o exemplo dos professores, a presidente do Fundo Social Maria Rita sentia-se orgulhosa por poder formar novos profissionais e qualificá-los para futuras oportunidades de trabalho. “Os cursos ajudam no crescimento da auto-estima e do profissionalismo das pessoas. Isso as ajuda a entrar no mercado de trabalho com mais facilidade. É realmente um orgulho ver tantos profissionais saindo daqui qualificados e a maioria com o emprego nas mãos”, comentou a presidente.

A professora e nutricionista, Sandra Espeleta, contou ter sido maravilhosa a experiência de poder lecionar para cursos tão diferentes. “O pessoal é bem interessado e interativo. Todos estavam no curso porque tinham real interesse em ingressar no mercado de trabalho capacitados”, comentou Sandra.

A caçula da turma de Cuidador de Idosos, Jéssica Alvarez Moreira da Silva, 18 anos, revelou ter ficado surpresa com a qualidade do curso. “Me surpreendi quando vi quão avançado é. Esse curso abriu a minha mente e me mostrou novos horizontes”, disse a nova cuidadora. Além disso, a profissional utilizará os conhecimentos adquiridos para poder cuidar de sua avó, motivo pelo qual entrou para o curso.

A professora Denise Candiani contou que quase todos os dias de aula, havia uma proposta de emprego sendo oferecida aos alunos, já que esse é um mercado em ascensão. “A turma permaneceu completa do começo ao fim e isso é algo raro. Lá fora existe um mercado muito grande para esses profissionais, mas poucos são os qualificados”, revelou.

Desde o começo deste ano, se formaram aproximadamente 310 pessoas pelos dois cursos: 60 sushiman e 150 cuidadores de idosos.

Compartilhe no Whatsapp