da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
A Guarda Municipal de Jundiaí, por meio de sua Divisão Florestal, finaliza mais um curso de capacitação e atualização, reunindo patrulheiros florestais coordenados pelo inspetor Paulo Vicente Soares, responsável pelo setor. A entrega de certificados de conclusão aconteceu nesta quarta-feira (31), na sede da instituição, no Complexo Fepasa.
O Curso ‘In Company’ conscientiza sobre a necessidade da realização de um trabalho para viabilizar a aplicação das leis ambientais, com o objetivo de conciliar o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental junto a uma das mais importantes reservas ecológicas do país – a Serra do Japi.
Realizado na Sala dos Relógios, o encontro conta com um diferencial: o atendimento à legislação ambiental específica da cidade, adequando teoria à prática do guarda municipal no exercício da função.
Ministrado pelo advogado e delegado da Polícia Civil, José Roberto Ferraz, a capacitação teve duração de 40 horas e aconteceu durante todo o mês de outubro com aulas teóricas, práticas e avaliação final com entrega de certificados, quando equipes da Divisão Florestal receberam orientações gerais seguindo um amplo conteúdo programático, com noções gerais de Direito Constitucional, Penal, Civil, Administrativo; a análise dos Códigos Florestal, de Águas, de Proteção à Fauna e Flora, e demais itens relacionados ao tema.
O inspetor Soares destacou a importância da atuação do guarda municipal da Divisão Florestal na preservação do meio ambiente, mais especificamente da Serra do Japi. “Somos responsáveis por cuidar de um patrimônio da humanidade.
O trabalho é cada vez mais acirrado, especializado, com dedicação plena, fortalecendo o setor, o que torna a Divisão Florestal referência, principalmente nos cuidados com a serra”, garantiu.