Outubro Rosa reforça prevenção de câncer

4/10/2012 - Jundiaí - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

A Secretaria de Saúde escolheu o dia 10 para promover as atividades da 1ª Campanha Municipal de Prevenção de Câncer entre as Mulheres, cujo tema é “Outubro Rosa: Mostre que quem cuida de todos também cuida de si”. O evento, conhecido internacionalmente como ‘Outubro Rosa’, simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades na prevenção da doença.

Neste dia, o anfiteatro do Hospital Universitário vai sediar uma programação diversificada voltada para profissionais da saúde e à população feminina usuária da rede SUS.

 

Haverá palestras com esclarecimentos sobre a doença, além de depoimentos de mulheres com câncer de mama, exposição fotográfica e orientações para o diagnóstico precoce.

De acordo com a enfermeira do Ambulatório de Saúde da Mulher, Aldaísa Stela Cozeto, a ideia é multiplicar as informações referentes à doença, permitindo o acesso das mulheres a serviços de saúde de qualidade.

“O acesso, bem como a rede de atendimento, constitui um grande aliado na prevenção e no aumento do diagnóstico precoce de câncer, refletindo na sobrevida dos pacientes”, enfatizou.

A realização do evento vai diretamente ao encontro da proposta de atendimento da Secretaria de Saúde, frente ao aumento anual da incidência de câncer na população feminina. O câncer de mama é hoje o segundo tipo mais frequente no mundo e o primeiro com maior incidência entre mulheres, correspondendo a 22% dos casos novos a cada ano, segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), com elevadas taxas de mortalidade devido ao diagnóstico tardio. Segundo informações do Instituto Avon, mais de 11 milhões de pessoas são diagnosticadas com câncer de mama a cada ano.

Em Jundiaí, pacientes acima de 40 anos que passam por atendimento com ginecologista nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) ou as que apresentam queixas, mesmo sem estar em consulta, de caroço, dor ou inchaço nas mamas são encaminhadas para mamografia. “Nestes casos, o atendimento é porta aberta nas UBSs e no Ambulatório de Saúde da Mulher”, disse Stela, lembrando que não há fila de espera para o procedimento. Em 2011, foram realizadas 11.505 mamografias. Até o dia 30 de setembro de 2012 foram 17.960.

Programação
A campanha em Jundiaí foi idealizada por profissionais do Ambulatório de Saúde da Mulher e conta com o apoio da Afip – Medicina Diagnóstica, Laboratório Merck, Laboratório Bayer, Studio Foto Visão, Instituto Avon e Banco Bradesco. As atividades serão realizadas das 8h às 12h e das 13h às 17h.

- Exposição Dialogada – “Saúde da Mulher: prevenção e combate ao câncer”
Palestrantes: dra. Milzen Jessel Giatti
dr. Marcelo Francisco Cesário

- Minha História - Depoimentos de mulheres com câncer de mama

- Exposição de fotos - “Simplesmente Coragem”

Compartilhe no Whatsapp