Escola municipal tem projeto de Educação Financeira

3/10/2012 - Jundiaí - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

Cada aluno da EMEB Fábio Rodrigues Mendes teve como meta poupar uma quantia de dinheiro nos últimos oito meses. Com o Mês das Crianças, chegou o tão esperado momento de abertura dos cofrinhos coloridos e, nesta semana, as crianças seguem, em companhia dos professores, a uma loja de Jundiaí para fazer a compra de seus próprios brinquedos.

Esta atividade desenvolvida pela escola municipal rendeu aos alunos a possibilidade de aprender a usar o dinheiro de forma consciente. “A partir da educação financeira, eles aprenderam a poupar, a investir e a fazer o controle das despesas”, explicou a diretora da escola, Terezinha Moreira.

 A unidade de ensino, que atende crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, utilizou diferentes estratégias, de acordo com a faixa etária de cada aluno, para fazer a abordagem da temática. 

“No 2º ano, os alunos conheceram a história do sistema monetário brasileiro. Já as salas do 5º ano verificaram as taxas de juros”, disse Terezinha. Entre as crianças de 4 anos, a questão da economia foi tratada tendo como inspiração as histórias em quadrinhos, como a do Tio Patinhas, por exemplo.  projeto, chamado “Educação para o consumo consciente”, também contou com o apoio do Procon Jundiaí e da Caixa Econômica Federal.

Na loja, os pequenos consumidores escolheram seus brinquedos, com atenção ao preço exposto na prateleira e extrato com o valor das economias feitas nos últimos meses.  Assim, os R$ 62 economizados pelo estudante Matheus Ferreira, do 2º ano, foram suficientes para comprar o brinquedo dele e da irmã. Já sua colega de classe, Amanda Kubitza, não perdeu a chance de pedir um desconto, concedido pela vendedora após o pagamento à vista. “Eu escolhi uma boneca que queria ganhar faz um tempão. Adorei o meu presente”, disse a aluna, do 1ºB, Jhenifher Ribeiro, feliz com o novo brinquedo e satisfeita com o troco de R$ 0,10 centavos.

Compartilhe no Whatsapp