da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
Entrar em contato com a literatura não somente pela leitura, mas despertando diversos sentidos: esse é o objetivo da Galeria Literária, que retorna para o Centro das Artes na versão infantil. Para iniciar o projeto desenvolvido pela Secretaria de Cultura, as escritoras Valquíria Malagoli e Renata Iacovino homenageiam o pai da literatura infantil, Monteiro Lobato, com mostra que fica aberta até 27 de outubro, com entrada gratuita.
Para a secretária de Cultura, Penha Camunhas, o projeto visa mostrar a literatura de forma interativa e oferecer informação e conhecimento para que pessoas possam transformar e fazer a cultura.
Valquíria Malagoli explica que a Galeria conta com painel para fotos, cd com músicas e personagens do Sítio do Picapau Amarelo, espelhos, lupa, caixa dos sentidos, entre outros elementos.
“O intuito é mexer com as sensações, seja da criança ou do adulto. Durante as galerias literárias do ano passado, percebemos que o público infantil interage até mais que o adulto, pois a criança não tem medo de brincar e explorar os objetos expostos”, comentou a escritora jundiaiense.
Para a montagem, Valquíria e Renata usaram como base a frase de Monteiro Lobato “A mim me salvaram as crianças. De tanto escrever para elas, eu me simplifiquei”. Segundo as escritoras, a galeria está simples e trabalha com muita linguagem visual, de fácil entendimento.
O local também está ainda mais interativo, com mesa e cadeiras, lápis de cor e desenhos para pintar estão à disposição dos pequenos visitantes.
“A proposta é para as crianças, como também para os adultos, que poderão encontrar um pouco da criança que existe em cada um, provocando uma constante renovação”, afirma a escritora, que convida a todos para visitar a Galeria Literária Monteiro Lobato.
Serviço
Galeria Literária Monteiro Lobato
Período: até 27 de outubro
Local: Saguão do Centro das Artes
Entrada: gratuita