da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
O cultivo de morango em ambiente protegido, a utilização de energia eólica na lavoura, o artesanato produzido com recicláveis, modelos alternativos de tratamento de água e o sistema de gotejamento para produção agrícola, dentre outros temas, são explorados pelos alunos da EtecBest (Escola Técnica Benedito Storani), que abriu nesta quinta-feira (27) a 4ª edição da Feitec (Feira de Tecnologia), que pode ser visitada pelo público até sábado, na Sala Multimeios do Parque da Uva.
O Secretário de Agricultura, Jorge Yatim, participou da abertura, a convite do diretor da escola, professor Eduardo Alvarez, que destacou o apoio que a instituição tem recebido do governo municipal nos últimos anos. “Essa feira só existe por causa da Prefeitura”, disse Eduardo Alvarez.
Quem for à feira vai encontrar um arsenal de informações, além de poder comprovar a preocupação da EtecBest com a busca de novas tecnologias para a agricultura de forma geral.
Os alunos foram cuidadosos na produção e seleção do material levado para exposição, permitindo ao visitante ampliar seu conhecimento. E, de quebra, experimentar também os dois novos sabores de sorvete desenvolvidos por alunos do curso Técnico em Alimentação: banana e cenoura com raspa de chocolate.
Ainda é possível conferir o sucesso do curso de panificação da escola, um dos mais concorridos. “Tudo que vejo aqui é absolutamente enriquecedor, principalmente quando essa informação vem por meio dos estudantes”, comentou o secretário Jorge Yatim.
A diretora de Agronegócio da secretaria, Isabel Harder, que acompanhou Yatim, enfatizou a inclusão na programação da feira de cursos com as culinaristas Teresa Serra e Lúcia Sequerra, já conhecidas do público jundiaiense por conta das suas participações no projeto ‘Delícias no Campo’, desenvolvido em parceria com a escola técnica. “As culinaristas vão apresentar técnicas e preparos de massas com sementes germinadas e tomates orgânicos produzidos na própria escola”, sugeriu a diretora.
Sobre os tomates, há um estande montado pelos três alunos que participaram de um curso no Senar sobre o processo. Carol Assis, Jhonatan Williantan da Silva e Graziele Ferreira de Aquino aproveitaram o conhecimento obtido e implantaram uma produção de tomates orgânicos na escola.
A feira poderá ser visitada nos dias 27 e 28, das 9h às 21h e, no dia 29, sábado, das 9h às 13h.