da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
Os produtores rurais da região do Corrupira já podem se programar para participar de mais uma edição do programa “Campo Limpo”, desenvolvido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento. A edição acontece no dia 7 de novembro, em local ainda a ser definido. O objetivo é facilitar a destinação das embalagens de agrotóxicos e outros produtos utilizados na lavoura.
Desde que foi implantado pela secretaria, o programa colabora para que os agricultores não tenham que se deslocar até Valinhos onde o descarte do material é feito. “Há uma norma e procedimentos específicos para o descarte dessas embalagens e, com o programa da secretaria, os agricultores vêm tendo mais facilidade nessa tarefa”, explica Isabel Harder, diretora de Agronegócio da pasta.
A diretora destaca que os produtores estão cada vez mais conscientes de suas responsabilidades. Tanto que, segundo Isabel, a cada edição do programa, o volume de embalagens é cada vez menor. “Além desse dia para a entrega, há ainda a opção de devolver as embalagens diretamente no estabelecimento onde foi feita a compra”, explica.
Já para o secretário de Agricultura e Abastecimento, Jorge Yatim, o programa busca alertar os produtores sobre os riscos de manter as embalagens de agrotóxicos por muito tempo e a contribuição que eles podem dar ao meio ambiente fazendo o descarte de forma correta. “Quanto menos a gente recolhe, maior é a certeza de que eles já tomaram essa providência” comenta o secretário.