da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde que atuam na Atenção Básica passam por capacitação em primeiros socorros. A proposta é envolver todos os trabalhadores das Unidades Básicas de Saúde (UBS), a fim de aperfeiçoar ainda mais o atendimento prestado à população. Ao todo, vão participar do treinamento cerca de 400 pessoas.
As instruções são passadas por enfermeiros do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e do SAEC (Serviço de Atendimento Especial a Crônicos) e os temas foram selecionados a partir de levantamento das principais ocorrências. “Selecionamos as situações mais frequentes”, disse o coordenador de Enfermagem da Secretaria, Leonard Sardinha Cabral.
Durante o treinamento, os profissionais recebem instruções sobre crises convulsivas, obstrução de vias aéreas por corpo estranho (engasgo) e parada cardiorrespiratória. Segundo o coordenador, estão previstos novos temas para 2013. “A intenção é de preparar os profissionais para eventuais ocorrências de urgência, além de capacitá-los conforme novo protocolo mundial de atendimento, atualizado em 2010″, disse Cabral.
Nesta terça-feira, o treinamento ocorreu na UBS Morada das Vinhas e envolveu os agentes comunitários de saúde. Cerca de 20 pessoas participaram e ficaram satisfeitos com as informações. O agente Felipe Duarte Souza destacou a importância do conhecimento para poder contribuir em uma situação de urgência. “Estamos sempre nas ruas, na casa das pessoas e ao nos depararmos com uma situação inesperada vamos ter capacidade para tranquilizar a pessoa, seus familiares, prestar o primeiro atendimento e informar o SAMU sobre a situação no local.”
A unidade recebe novo treinamento na próxima semana voltado para os profissionais internos. Segundo a gerente da UBS Morada das Vinhas, Taís Regina Bengtson, vão participar, ainda, médicos, enfermeiros, dentistas, auxiliares administrativos. “O treinamento vai envolver toda a equipe. Estamos em um bairro mais afastado e é importante termos profissionais preparados para os primeiros socorros”, enfatizou.
Os participantes ficaram atentos às informações passadas pelos enfermeiros Rogério Pereira Campos (SAMU) e Robson Gomes (SAEC). De acordo com Campos, em algumas situações, iniciativas simples podem ajudar a salvar uma vida. “Uma pessoa leiga, embora não tenha os conhecimentos específicos, pode nos ajudar muito. Uma assistência básica bem feita já representa 50% do atendimento”, ressaltou o enfermeiro, citando a simples iniciativa de proteger a cabeça de um paciente em crise convulsiva. “Só de virar a cabeça de lado durante uma crise já ajuda muito até a chegada do SAMU.”