da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
A importância da utilização de plantas vivas no processo de adubação do solo foi amplamente debatida no 1º Encontro Técnico sobre Adubação Verde na Cultura da Videira, que reuniu mais de 70 pessoas, na última sexta-feira (31) no auditório do Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio das Frutas/IAC.
O evento foi viabilizado por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA) e Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio das Frutas/IAC e conta com apoio também do Sebrae-SP, Piraí Sementes e Associação Agrícola de Jundiaí. Estiveram presentes produtores e técnicos de cidades como Atibaia, Jarinu, Itupeva, Campinas e Louveira, além de Jundiaí.
Isabel Harder, diretora de Negócios da Secretaria Municipal de Agricultura, disse que o tema adubação verde é de grande interesse do produtor rural, por isso mesmo, a importância desse encontro. Segundo ela, na Semana da Viticultura, realizada em julho, apurou-se que os produtores já estão utilizando essa técnica em boa parte das propriedades.
“O que fizemos agora foi trazer um conhecimento mais aprofundado sobre a técnica, esclarecer e tirar dúvidas sobre a sua utilização”, disse a diretora. A adubação do solo com o uso da planta viva é um recurso também para a proteção das culturas, garantindo a recuperação das fontes nutritivas que elas consomem. “Além disso, há também a questão do manejo, que é fundamental, pois o uso equivocado dessas técnicas pode causar resultado contrário”, explica Isabel.
Os temas foram debatidos pelos especialistas Dra Elaine Bahia Wutke, pesquisadora científica do IAC, e engenheiro agrônomo José Aparecido Donizeti Carlos, da Piraí Sementes.