Jundiaí participa da 10ª Feira EducationUSA

5/9/2012= - Jundiaí - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Diretoria de Cooperação Internacional e o Conselho Municipal de Relações Internacionais, organizou a participação das instituições de ensino superior da cidade e da região na 10ª EducationUSA, que aconteceu no campus da UNESP (Universidade Estadual Paulista), no bairro do Ipiranga.

A feira, organizada pelo Consulado dos Estados Unidos da América em São Paulo, promoveu intercâmbio entre as universidades brasileiras e norte-americanas com o objetivo de desenvolver o ensino superior e divulgar as opções de ambos os países.

De acordo com o diretor de Cooperação Internacional, da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Miguel Potenza, foi uma oportunidade para que as instituições estabelecessem projetos de cooperação mútua. “Evento inédito, o encontro entre as 65 universidades norte-americanas e quatro jundiaienses ocorreu sob a forma de Rodada de Negócios”, comentou o diretor. “O resultado foi altamente positivo. As possibilidades, o interesse bilateral para convênios, intercâmbios estudantis e outras parcerias são muito boas”, completou.

A delegação jundiaiense contou com a presença das faculdades Fatec, Senac, Faculdade de Medicina de Jundiaí e Unip. A EducationUSA é a fonte oficial sobre estudos nos Estados Unidos e está presente em mais de 20 escritórios espalhados pelo Brasil, oferecendo orientadores sob a coordenação da Comissão Fulbright do Rio de Janeiro com o apoio da Seção de Educação e Cultura (Bureau of Education and Cultural Affairs – ECA), do Departamento de Estado dos Estados Unidos.

Brasileiros nos EUA

O Brasil teve um aumento de 15,7% no envio de alunos brasileiros para estudar nos Estados Unidos. De acordo com o Open Doors de 2009, foram 8.767 alunos, sendo 47,9% alunos de graduação, 34,4% alunos de mestrado e doutorado e 15,7% alunos em outros programas de ensino superior.

Potenza ainda destacou que existem várias oportunidades de bolsas para estudos nos Estados Unidos. “O Brasil oferece algumas oportunidades como na Comissão Fulbright, por exemplo. Já nos EUA, as próprias universidades oferecem oportunidades também”, explicou. No site da instituição é possível encontrar dicas sobre os cursos disponíveis e se cadastrar para receber informativo de oportunidades.


 

Compartilhe no Whatsapp