O Teatro na DAE, vertente do programa Águas de Jundiaí, destinada a crianças entre seis e nove anos, reiniciou as apresentações na última sexta-feira (24). Na volta das férias, as primeiras escolas a participarem foram Joaquim Candelário de Freitas e José Romeiro Pereira, de Jundiaí, e Prof. Carlos de Almeida, de Várzea Paulista, cujos alunos assistiram à peça “Meio ou Inteiro?”, encenada pela Cia. Na ponta da Língua. O Teatro recebe mensalmente uma média de 300 alunos.
A peça ensina aos mais novos temas como poluição, desmatamento e o ciclo hidrológico, com músicas e brincadeiras interativas. Os alunos Matheus e Vitória da Silva adoraram a maneira como os assuntos foram abordados. “Aprendi que não podemos desperdiçar água”, conta Vitória. “Gostei da peça porque aprendi coisas importantes de uma maneira diferente”, afirma Matheus.
Segundo o diretor-presidente da DAE S.A., Wilson Roberto Engholm, é importante que as crianças entrem em contato com o tema preservação ambiental desde cedo. “Dessa maneira, eles aprendem e se envolvem com essa questão naturalmente”, diz. “No caso do Teatro, é de maneira lúdica e interativa”.
Além do Teatro na DAE, fazem parte do programa de educação ambiental Águas de Jundiaí as Visitas Monitoradas. Estas são destinadas a estudantes a partir do 5º ano do Ensino Fundamental e grupos que tenham proposta pedagógica, interessados em conhecer os sistemas de captação e abastecimento de água, além de coleta, afastamento e tratamento de esgoto.
Para inscrever um grupo ou escola, basta manifestar o interesse pelo email aguasdejundiai@daejundiai.com.br, indicando a faixa etária dos participantes. Após receber as informações, a Assessoria Pedagógica da DAE entrará em contato com o solicitante para agendamento. A participação é gratuita.
Programa - O Águas de Jundiaí é desenvolvido pela DAE S.A. desde 2010, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes e a Companhia Saneamento de Jundiaí (CSJ). O atual formato do programa surgiu como um complemento ao tema água, trabalhado na disciplina de Ciências com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental.
Para isso, cerca de 200 professoras da rede municipal passaram por uma capacitação, em 2011, na qual puderam conhecer melhor o trabalho realizado pela DAE e as instalações da empresa. “Na capacitação, pudemos trocar experiências com as professoras e solucionar dúvidas”, explica Verônica Medeiros, assessora pedagógica e responsável pelo Águas de Jundiaí. “Isso contribuiu muito para a maneira como elas abordam o tema em sala de aula.”
Desde o início, o programa recebeu cerca de oito mil alunos. Por meio das visitas monitoradas, trabalhadas com o conceito de aula, eles comprovam na prática o que aprendem na teoria com os professores. Além disso, recebem um material pedagógico desenvolvido especialmente para os participantes do programa, composto por jogo da memória e revista com passatempos, entre outras ferramentas de auxílio aos professores.