O programa de educação ambiental Águas de Jundiaí reiniciou, nesta quinta-feira, as atividades com as Visitas Monitoradas. No retorno das férias, os alunos da Emeb Comendador Hermenegildo Martinelli visitaram a sede da DAE S.A. e as unidades externas da empresa.
A Represa de Captação, Estação de Tratamento de Água do Anhangabaú (ETA-A) e Estação de Tratamento de Esgoto de Jundiaí (Etej) fazem parte do roteiro percorrido por estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental ou acima de 10 anos. Durante o trajeto, são abordados temas relacionados à captação, tratamento e distribuição de água, geração de esgoto e preservação ambiental.
Além de alunos da rede municipal de ensino, que participam das visitas às segundas e quintas-feiras, pela manhã e à tarde, o programa é pedagógico e aberto aos interessados em conhecer o sistema de saneamento básico da cidade. Neste caso, os grupos devem ter no mínimo 15 pessoas e, no máximo, 35. Para estes, as visitas ocorrem às quartas e sextas-feiras.
Outra vertente do Águas de Jundiaí é o Teatro na DAE, adaptação do conteúdo das visitas em forma de peça teatral, destinada a crianças de 6 a 9 anos. Com história e brincadeiras interativas, a Cia. Na Ponta da Língua apresenta-se no palco do auditório Planeta Água, na sede da DAE, para falar sobre poluição, desmatamento e o ciclo hidrológico.
Para inscrever um grupo ou escola, basta encaminhar um email para aguasdejundiai@daejundiai.com.br, indicando a faixa etária dos participantes. Após receber as informações, a Assessoria Pedagógica da DAE, responsável pelo programa, entrará em contato com o solicitante para agendamento. A participação é gratuita.
O Águas de Jundiaí teve início em 2010 e é mantido por meio de uma parceria entre a DAE S.A., Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes e Companhia Saneamento de Jundiaí (CSJ).