da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
A Pinacoteca Diógenes Duarte Paes recebe em agosto “Retrato”, de Colette Pujol, como obra do mês. Sob curadoria de João Borin, o quadro de pastel sobre papel pode ser visitado gratuitamente.
A artista Colette Pujol morreu em 1999. Pintora, desenhista e professora, ela é paulista e iniciou na pintura com Georges Pavec em Paris, em 1925. Estudou desenho com Lucília Fraga e pintura com Pedro Alexandrino e Antonio Rocco.
Em 1942, residiu em Salvador, Bahia, onde cursou a Escola de Belas Artes, com Presciliano Silva. Em 1945, lecionou pintura e desenho na Escola de Belas Artes de São Paulo. Com bolsa de estudos, concedida pelo governo francês, foi para Paris, onde frequentou a Escola Superior de Belas Artes e a Academia Julian. Estudou com Emmanuel Fougerat, Lucien Jonas e Désirée Lucas.
Regressou para o Brasil em 1949, quando abriu um curso particular de desenho e pintura. Em Jundiaí, lecionou o curso particular de desenho e pintura no Gabinete de Leitura “Ruy Barbosa”. Pintora expressionista e versátil, tem obras no acervo da Pinacoteca do Estado, no Gabinete de Leitura Ruy Barbosa e em acervos particulares.
Serviço
Obra do mês de agosto: Retrato
Local: Pinacoteca Diógenes Duarte Paes
Endereço: Rua Barão de Jundiaí, 109 – Centro
Entrada: gratuita
Horário visitação: terça a sexta-feira, das 10h às 17h; sábado das 9h às 13h