da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
Bolos de aniversário, doces finos e pratos elaborados. Tudo isso os alunos puderam aprender durante os cursos realizados pelo Funss (Fundo Social de Solidariedade) que, na manhã desta quarta-feira (01), promoveu a solenidade de entrega dos certificados a todos eles, durante reunião festiva realizada na Casa da Solidariedade, onde as aulas de culinária são ministradas, sob a coordenação de Simone Lucena. Além da presidente do Funss, Maria Rita Haddad, também prestigiou a formatura o prefeito Miguel Haddad.
Maria Rita Haddad abriu o encontro falando das oportunidades que as pessoas encontram no Fundo Social, por meio das dezenas de cursos e capacitações. “É como temos falado, Jundiaí oferece oportunidade a todos e tenho certeza que vocês vão saber aproveitá-las, pois só de estar aqui hoje já são vitoriosos”, disse a presidente. Ela falou também da importância da descentralização de alguns cursos, de forma a atender aquelas pessoas com dificuldades de sair do bairro. “São os mesmos cursos, só que em locais diferentes, para facilitar a participação de quem não pode vir ao Fundo Social”, comentou.
O prefeito Miguel Haddad contou que tem encontrado pessoas que fizeram os cursos e hoje vêm comentar sobre o sucesso, seja trabalhando em alguma empresa ou com seu próprio negócio. “No sábado, mesmo, uma moradora do Eloy Chaves veio me falar do seu trabalho em um salão de beleza. Ela fez o curso no Fundo Social e encontrou uma oportunidade de trabalho”, disse.
Para o prefeito, na mesma medida em que a cidade se desenvolve, o número de empregos também é maior e as pessoas precisam estar preparadas para disputar essas vagas. “Os cursos do Fundo seguem essa linha, de preparar as pessoas para a empregabilidade”, completou.
E quando se fala de aproveitar o que aprendeu, exemplos não faltam. Como da nova ‘boleira’ da cidade, Taís Mendes Andreasi, que participou desse último curso de bolos apenas para aprimorar seus conhecimentos, pois já havia se formado antes pelo Fundo Social. “Quando falo que tudo que sei aprendi apenas aqui, as pessoas quase nem acreditam”, referindo-se à qualidade da sua produção de bolos.
O negócio, que começou tímido, cresceu tanto que ela até já possui um blogsite onde exibe os diversos bolos que faz sob encomenda. “Custam em média de R$ 25 a 35 reais o quilo, dependendo do tipo de bolo”, respondeu ela à pergunta do prefeito. E ele emendou: “então vocês vão se dar muito bem na nova atividade, porque ninguém fica sem bolo”, brincou.
Segundo ao diretora do Fundo Social, Maria Olívia Pinto Gonçalves, dessa vez, foram entregues certificados a alunos dos cursos de bolos de aniversário, doces finos e pratos elaborados. “Tudo dentro da alta confeitaria, pois é uma área que pode render muitas oportunidades às pessoas”, comentou a diretora.