Paisagem de Cuiabá é a obra do mês na Pinacoteca

3/7/2012= - Jundiaí - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura Jundiaí

Em julho, a Pinacoteca Diógenes Duarte Paes expõe “Paisagem de Cuiabá”, de Adir Sodré. A obra do mês é um acrílico sobre tela e tem a curadoria de João Borin.

O artista pertence à segunda geração de artistas formada em Cuiabá no final dos anos 70, por meio do trabalho desenvolvido dentro do Ateliê Livre da Fundação Cultural de Mato Grosso. Nascido em Rondonópolis, mas vivendo na capital mato-grossense, Adir iniciou seus estudos de pintura aos 14 anos de idade e chegou ao posto de significativo expoente da conhecida Geração 80 Brasileira.

A obra de Adir Sodré rompeu a fronteira do Mato Grosso participando de importantes exposições coletivas e realizou mostras individuais em galerias no eixo Rio/São Paulo e fora do Brasil.

A linguagem pessoal do trabalho de Sodré se destacou por fazer uma mescla entre aspectos das culturas regionais, como a paisagem cheia de frutas exóticas, com personalidades da cultura brasileira como Pietro Maria Bardi e com personalidades da cena internacional com a cantora Nina Hagen.

Adir se destacou ao realizar cruzamentos entre elementos provenientes das esferas plásticas erudita, popular, de massa e por mostrar erotismo fora do comum que domina todas as formas da natureza.

Serviço
Obra do mês: “Paisagem de Cuiabá”
Autor: Adir Sodré
Local: Pinacoteca Diógenes Duarte PAse
Endereço: Rua Barão de Jundiaí, 109, Centro
Entrada: gratuita
Horários: terça a sexta-feira, das 10h às 17h
Sábados das 9h às 13h

Compartilhe no Whatsapp