da assessoria de imprensa da Prefeitura Jundiaí
Como atividade de uma gincana solidária, servidores da Prefeitura de Jundiaí participam, neste sábado (23), de um mutirão de doação de sangue na Colsan. A atividade é a mesma da abertura da gincana, quando outros servidores já estiveram na instituição para doação voluntária. Neste sábado, entre 7h30 às 11h30, outros servidores poderão comparecer à Colsan e, com a doação, computar pontos para suas respectivas equipes.
De acordo com Sivone Caetano Vilella, da Divisão de Serviço Social e Benefícios, para que o gesto solidário conte pontos é preciso apresentar o comprovante de doação da Colsan até o dia 26, na Secretaria de Recursos Humanos. “Além de estar colaborando com o banco de sangue da Colsan, os servidores ainda concorrerão a uma televisão LCD”, explica Sivone.
Doar é importante
O sangue é a única maneira de tratamento para vários pacientes que dependem deste gesto de solidariedade. Para doar é necessário atender a alguns requisitos, como:
- portar documento com foto ( RG ou carteira profissional ou carteira de habilitação);
- ter entre 16 e 67 anos, sendo que a primeira doação deve ter sido feita antes dos 60 anos;
- peso acima de 50 kg;
- estar alimentado, porém evitar refeições pesadas (gordurosas)
Antes da doação, a pessoa passa por um processo de triagem, que consiste em alguns exames e uma entrevista, a fim de realizar a doação de sangue com total segurança para o doador e reduzir ao máximo os riscos de transmissão de doenças para os pacientes que recebem o sangue. Todo material utilizado para coleta é estéril e descartável, por isso não existe nenhum risco de contrair doenças na doação. A Colsan fica na rua XV de novembro, 1848, Centro.