da assessoria de imprensa da Prefeitura Jundiaí
doença ficou conhecida com o rei do pop, Michael Jackson. A escolha da data é em homenagem ao cantor, que faleceu no dia 25 de junho de 2009.
No mundo, mais de 100 milhões de pessoas sofrem de vitiligo. A doença é caracterizada pela despigmentação progressiva da pele, devido à destruição ou malformação dos melanócitos, as células que produzem melanina. O vitiligo ocorre em todo mundo, sendo que sua prevalência em diferentes países varia de 0.1% a mais de 8% de toda população.
No Brasil, segundo o último censo dermatológico da Sociedade Brasileira de Dermatologia, de um total de 54.519 casos atendidos, 734 foram identificados como vitiligo, ou seja, 1,5% do total.
Apesar das pesquisas realizadas, a cura para a doença ainda não foi descoberta. Porém, em muitos casos, consegue-se grande reversão do quadro. Apesar de muitas pessoas sofrerem com o preconceito por terem a doença, o vitiligo não é contagioso e não causa ameaça à vida.
A ideia da ação partiu do fundador da rede Amigos do Vitiligo, Steve Haragadon, que foi foi posteriormente desenvolvida por Ogo Maduewesi, o fundador do Suporte ao Vitiligo e Fundação da Consciência, da Nigéria. No início de 2012, a Fundação VR juntou-se ao grupo para impulsionar e coordenar essa campanha de colaboração em massa.
A Fundação VR é uma organização filantrópica que é fortemente comprometida no estudo da cura do Vitiligo, financiando pesquisas médicas. A VR recentemente se juntou ao grupo de companhias de biotecnologia para desenvolvimento de novos produtos para o vitiligo.