da assessoria de imprensa
Um termo bastante utilizado para definir as dificuldades estruturais da economia brasileira é o “Custo-Brasil”. O mesmo refere-se às perdas que nosso setor produtivo e comércio enfrentam devido aos problemas de transporte, alta burocracia, portentosos percentuais de impostos e tributos, corrupção, elevados custos trabalhistas e previdenciários, entre outros. Outro aspecto, não considerado no calculo tradicional do “Custo-Brasil”, são as perdas que os feriados impõem à economia brasileira.
Em Jundiaí e região não é diferente. Na próxima quinta-feira, dia 07, feriado de Corpus Christi, o comércio de Jundiaí e região estará com suas lojas fechadas. O Sincomércio, Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí e região, realizou uma pesquisa com os lojistas das cidades, e aponta a carga tributária na folha de pagamento como a principal a razão do não funcionamento do comércio local.
Para o presidente da instituição, Edison Maltoni, as perdas são sempre significativas: “Sempre perdemos como o fechamento nos feriados, o público acaba consumindo em outros locais, como por exemplos, nos Shoppings Centers locais.” Afirmou Edison.
Para compensar a perda, o Comércio estenderá seus horários no sábado dia 11 de junho, que antecede o Dia dos Namorados, com o horário das 9h às 18 horas.
Apesar da perda do feriado, a estimativa de vendas para o sábado dia 11 é de crescimento, cerca de 7% em relação à mesma data do ano passado.