Comemorações marcam o dia do Cidadão Ítalo-Jundiaiense

1/6/2012= - Jundiaí - SP

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

Instituído por lei municipal 5.004/97, o dia do “Cidadão Ítalo-Jundiaiense” será comemorado no próximo sábado (2), como forma de resgatar a importância da integração entre Brasil e Itália no desenvolvimento de Jundiaí.

A data será comemorada na Praça Governador Pedro de Toledo, no Centro, a partir das 10h. Os hinos oficiais da Itália, do Brasil e de Jundiaí serão apresentados pela Banda São João Batista. O Clube do Carro Antigo também já confirmou presença nas comemorações.

Um pouco de história
O dia 2 de junho foi escolhido como Dia do “Cidadão Ítalo-jundiaiense” em alusão à instituição da República Italiana. Isso aconteceu em 1946, um ano após o término da 2ª Grande Guerra Mundial.

Os imigrantes italianos tinham o hábito de trabalhar com a família em suas próprias terras, com agricultura diversificada, o que, na metade do século 19, entrou em conflito com a produção mecanizada em latifúndios dirigidos para a monocultura na Itália. Este fato, somado ao crescimento demográfico da população rural, à industrialização, motivaram a vinda ao Brasil de forma maciça.

Os esforços que os italianos empreenderam, seguidos pelas gerações que continuaram a trabalhar na terra, produzindo e preservando o ambiente e qualidade de vida. Em Jundiaí, a imigração italiana mudou as características da cidade, em todos seus elementos, a ponto de ser conhecida à época como ‘cidade italiana’.

Serviço:
Comemorações do Dia do Cidadão Ítalo-Jundiaiense
Local: Praça Governador Pedro de Toledo, Centro
Data: 2 de junho, sábado, a partir das 10h

Compartilhe no Whatsapp