da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí
Após o sucesso da primeira edição, ocorrida em 2011, o 2º Passeio Ciclístico Eloy Chaves já tem data para ocorrer neste ano. Será no dia 1º de julho e, além de estimular a atividade física como importante ingrediente para a qualidade de vida, terá também caráter solidário, uma vez que os participantes poderão doar alimentos para a Rede Permanente de Solidariedade, mantida pelo Fundo Social de Solidariedade.
A organização é do Conselho Comunitário de Segurança Japi, que abrange a região oeste da cidade e tem na presidência Dirceu Cardoso, idealizador do passeio e à frente de sua organização.
Segundo Cardoso, a edição anterior contou com a participação de 650 pessoas, o que resultou na arrecadação de meia tonelada de alimentos, entregues ao Fundo Social.
Neste ano, a meta é dobrar o número de ciclistas e de arrecadação. “O sucesso do passeio nos surpreendeu e isso foi muito estimulante”, diz Cardoso, que trabalha também, junto aos moradores, no projeto de construção da Praça das Bicicletas, em uma área próxima ao terminal Eloy Chaves. A intenção é transformar um terreno ocioso no bairro em área de convivência dos moradores, com atividades culturais e esportivas.
Trajeto
O percurso dos ciclistas será de 11,7 quilômetros, com a concentração e largada às 9h, em frente ao terminal de ônibus do bairro. De lá, segue pela avenida Antonio Pincinato, até o final da ciclovia, na rotatória da empresa Transformadores Jundiaí. No retorno, os ciclistas passarão em frente ao Aeroporto e seguirão até o trevo da avenida Benedicto Castilho de Andrade, até próximo à fábrica da Coca-Cola, entrando à esquerda, onde fica a sede da Associação de Moradores do Eloy Chaves e voltando ao ponto de largada.