da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí
Após dois anos da implantação do programa “Bolsa Formação-Aluno-Aprendizagem”, a Secretaria de Educação concluiu nesta quarta-feira (30) a primeira etapa dessa iniciativa que garante a inserção de professores auxiliares nas salas de aula dos 1ºs e 2ºs anos do Ensino Fundamental, como forma de fortalecer o processo de aprendizagem dos alunos.
“O programa colabora de forma direta com a efetivação da meta estabelecida no primeiro ano de governo para garantir que todos os alunos saibam ler e escrever bem até os oito anos de idade”, afirmou o prefeito Miguel Haddad durante o evento da Secretaria de Educação.
Na região de Jundiaí, o “Bolsa Formação-Aluno-Aprendizagem” desponta como uma iniciativa inédita.
Para marcar este momento, foi realizada uma homenagem a 40 estudantes dos cursos de Letras e Pedagogia, no auditório Elis Regina (Complexo Argos). Elas atuaram nas escolas municipais no decorrer do período previsto por meio de contrato firmado entre a Secretaria de Educação com instituições de ensino superior da cidade.
A estudante do 5º semestre de Pedagogia da Faculdade Anhanguera, Virgínia Maziero, atuou como professora auxiliar em uma das salas do 1º ano da Emeb Hermenegildo Martinelli. “Eu termino o estágio ainda mais apaixonada pela Educação e com a certeza de que estou preparada para pôr em prática a experiência adquirida nesse período”.
De acordo com o secretário de Educação, Francisco Carbonari, a formação do professor também é beneficiada, por conta da oportunidade oferecida aos estudantes de vivenciarem a prática pedagógica. “Não se pode pensar em melhorar a qualidade do ensino sem que haja investimento na formação do professor.”
Atualmente, a rede municipal conta com cerca de 250 estagiários. No evento, também estiveram presentes as diretoras da Secretaria de Educação, Vasti Marques e Janete Marini, alunos, supervisores e diretores da rede municipal, além de representantes das faculdades Anhanguera, Pitágoras e UniAnchieta.