da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí
Desde abril, o guarda municipal Aparecido Luciani é o novo presidente do Conselho Deliberativo do Iprejun (Instituto de Previdência de Jundiaí), que cuida da aposentadoria dos servidores públicos municipais. Além da presidência, o Conselho teve 50% dos membros renovados. “Essa renovação alternada tem como objetivo garantir uma ação continuada do Conselho”, explica o novo presidente.
O Conselho é composto por 14 membros efetivos e 14 suplentes, sendo cinco representantes do Poder Executivo eleitos; cinco representantes do Poder Executivo indicados pelo prefeito; um representante do Poder Legislativo eleito; um representante do Poder Legislativo indicado pela mesa da Câmara; um inativo eleito; e um inativo indicado.
Aparecido Luciani não é estranho à atividade que irá desempenhar junto ao Conselho. Ele já é membro eleito desde março do ano passado, quando houve a penúltima renovação dos membros.
Além disso, ele é também gestor de RH do quadro de pessoal da Guarda Municipal de Jundiaí, vice-presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Jundiaí e presidente do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Mesmo com todas as atribuições, ele mantém sua rotina de trabalho na GM. “Claro que é cansativo, não há remuneração extra, mas os resultados compensam”, diz Luciani, que tem 40 anos de idade, é casado e não tem filhos.
No Iprejun, Aparecido Luciani terá como contribuição a condução das discussões, por meio do Conselho Deliberativo, das políticas de investimento do órgão. “O Conselho, tradicionalmente, não apenas avalia os resultados como também participa efetivamente para que eles sejam os melhores possíveis”, comenta o presidente. Contudo, ele ressalta que o instituto de previdência de Jundiaí é um dos mais bem geridos do País, com uma carteira sólida e que atua dentro de um ambiente altamente democrático”, finaliza o presidente do Conselho Deliberativo.
Criado pela Lei 5.894, de 12 de setembro de 2002, o Iprejun tem como principal objetivo custear benefícios previdenciários aos servidores municipais, titulares de cargos efetivos, inativos e seus dependentes. Trata-se de uma autarquia, responsável por benefícios como aposentadoria (por invalidez, idade, tempo de contribuição ou compulsória); auxílio doença; salário família; salário maternidade; pensão por morte; auxílio reclusão e abono anual (13º salário).