da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí
Representantes de Jundiaí participaram da etapa nacional da 1ª Conferência sobre Transparência e Controle Social, que aconteceu entre os dias 18 e 20 de maio, em Brasília/DF, organizada pela Controladoria Geral da União. Entre os 1,2 mil delegados, Jundiaí tinha quatro representantes, Cristina da Fonseca (Poder Público), Edicarlos Vieira, Vanderlei Victorino e Gilberto Valverde (Sociedade Civil).
Após um ano de intensa mobilização, com mais de 2,5 mil municípios brasileiros, 27 eventos de nível estadual e centenas de conferências virtuais, temas como transparência, controle social e o combate à corrupção foram discutidos entre as diversas esferas.
Os debates foram acompanhados por mais de um milhão de brasileiros.
Na etapa nacional da conferência, foram eleitas 80 propostas que subsidiarão a formulação de um Plano Nacional de Transparência e Controle Social. Destas, 18 são contribuições que saíram de Jundiaí. “As propostas eleitas comprovam que a preocupação do jundiaiense está em consonância com o país. Os assuntos ligados à ética, cidadania e gestão pública estão cada vez mais na pauta das discussões entre as pessoas e isso é muito importante”, analisou Cristina.