da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí
A Campanha de Vacinação contra Raiva começou no último sábado (19). Em dois dias, o CVCZ (Centro de Vigilância e Controle de Zoonoses) registrou 5,5 mil doses de vacina aplicadas. A campanha prossegue até o dia 7 de junho. Neste período, 136 postos de vacinação, sendo 51 itinerantes e 85 fixos, serão montados na cidade.
A vacinação acontece nos bairros em dias e horários alternados que devem ser verificados no site da Prefeitura ou no telefone 156.
Há também cartazes afixados em diversos pontos da cidade com a localização dos postos. De acordo com o gerente CVCZ, Carlos Ozahata, devem ser vacinados todos os cães e gatos acima de três meses.
“A meta é vacinar 47.542 animais, sendo 42.051 cães e 5.461 gatos”, disse Ozahata, lembrando que a últiam campanha ocorreu em 2009.
Em 2010 e 2011 a ação foi suspensa pelo Ministério da Saúde em virtude das reações causadas pela vacina nos animais. “Neste início de campanha não tivemos qualquer ocorrência associada à vacina. Tudo transcorreu dentro da normalidade”, enfatizou o gerente.
Segundo Ozahata, a vacina deste ano é de cultivo celular e apresenta um maior poder de imunização. Na sua composição há hidróxido de alumínio, substância que pode formar um pequeno nódulo transitório no local da aplicação. A título de comparação, o componente é também encontrado nas vacinas humanas contra tétano e febre amarela.
A vacina é destinada a cães e gatos a partir de três meses, inclusive fêmeas no cio, prenhes ou amamentando e animais idosos. Os que estiverem em tratamento poderão receber a dose de vacina desde que haja autorização do médico veterinário responsável. Os animais que estiverem recebendo a dose de vacina pela primeira vez não precisarão de dose de reforço 30 dias após, como acontecia anteriormente. O reforço deve ser anual.
As doses de vacina serão aplicadas exclusivamente nos postos. Não será permitido levar doses de vacina para casa, exceto os casos em que o morador possuir número igual ou maior a dez animais na mesma residência. Neste caso, o proprietário dos animais deve se dirigir ao CVCZ até o dia 6 de junho, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e solicitar a vacinação em domicílio. “É preciso apresentar documento de identidade (RG ou CPF) e cópia de comprovante de residência”, informou Ozahata. O CVCZ está localizado na rua Prudente de Moraes, 744 – Centro.