FMJ receberá simulado de evacuação hospitalar

17/5/2012 - Jundiaí - SP

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

A FMJ (Faculdade de Medicina de Jundiaí) será palco, neste sábado (19), do Simulado de Atendimento de Alta Complexidade – Evacuação Hospitalar. O evento, promovido pela Secretaria de Saúde, por meio do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), em parceria com Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, exigirá interdições de ruas no entorno da FMJ, a fim de possibilitar o fluxo de ambulâncias e viaturas do Corpo de Bombeiros que darão suporte aos trabalhos.

Das 6h às 13h serão interditadas as ruas Moreira César, entre as ruas Zuferey e Fernando Arens; Francisco Telles, entre as ruas Regente Feijó e General Carneiro; General Carneiro, entre as ruas Francisco Telles e Brasil; e a rua Wately, entre as ruas Brasil e Regente Feijó. Além das interdições, será proibido o estacionamento de veículos na rua Moreira César, entre as ruas Dr. Hegg e Fernando Arens; Francisco Telles, entre as ruas Regente Feijó e General Carneiro; General Carneiro, entre as ruas Franciso Telles e Brasil; e Wately, entre as ruas Brasil e Moreira César.

Agentes da Secretaria de Transportes acompanharão a ação e poderão interditar emergencialmente outras vias durante o evento, caso seja necessário. É importante que os usuários dessas vias e os moradores se programem para evitar contratempos.

Integração 
O Simulado de Atendimento de Alta Complexidade – Evacuação Hospitalar é o maior simulado do gênero realizado no Brasil. Serão envolvidas 240 pessoas, entre figurantes e equipe de organização. De acordo com o coordenador Médico do SAMU, Marcelo Teixeira, o objetivo é treinar a equipe em evacuação hospitalar, além de promover a integração dos serviços e testar o corredor livre de viaturas que está em estudo.

“A evacuação hospitalar é complexa e nunca houve um treinamento semelhante. Será um ganho para os profissionais participantes”, enfatizou Teixeira, lembrando que todo simulado será filmado e o material será utilizado em vídeo-aula. A simulação será muito próximo de uma situação real, com a montagem de hospital de campanha, helicóptero Águia da Polícia Militar para o transporte de vítimas e a mobilização de diversas instituições que seriam acionadas em caso de grandes tragédias.

Participam, ainda, as Secretarias de Transportes, de Assistência e Desenvolvimento Social, Guarda Municipal, as polícias Civil, Militar e Científica, Autoban, TV Educativa, CPFL, IML, 12º GAC (Grupo de Artilharia e Campanha), Cetesb, Congás e os hospitais São Vicente de Paulo, Universitário, Paulo Sacramento e Sobam.

Compartilhe no Whatsapp