Defesa do consumidor reúne Procons em Jundiaí

16/5/2012 - Jundiaí - SP

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

A Fundação Procon-SP promoveu nesta terça-feira (15), na sede do Senac em Jundiaí, diretores e coordenadores de Procons de 27 cidades subordinadas ao Núcleo Regional de Campinas. O encontro teve como objetivo capacitar o pessoal em função da nova orientação que o órgão está adotando para auxiliar o consumidor diante da explosão de ofertas de crédito e seus reflexos no endividamento do cidadão.

De acordo com Antonio Augusto Giaretta, coordenador do Procon de Jundiaí, esse é um tema atual e que traz preocupação para os órgãos de defesa do consumidor, por conta das facilidades que o mercado oferece para as pessoas, que acabam se endividando muito e não conseguem se recuperar depois. “Nós estamos fazendo um trabalho preventivo, informando e orientando a população no sentido de que ela se precavenha também”, comenta o coordenador.

A oferta exagerada de linhas de crédito, seja por meio de cartões, empréstimo consignado e até mesmo o financiamento de bens de consumo, tem atingido de forma maciça as classes C e D. “É muito bom que essas parcelas da população também possam adquirir mercadorias antes só acessíveis a classes mais privilegiadas, mas é preciso ter cautela na hora de assumir esses encargos, para depois não ter de penar com o endividamento”, diz Giaretta.

Em geral, como explica, o consumidor se vê atraído pela facilidade e não se dá conta do ônus que está pagando por aquilo que compra. Da capacitação desta terça-feira, os coordenadores levarão orientações para suas unidades, de maneira a ampliar o acesso do cidadão às informações. Quem quiser se aprofundar no assunto pode acessar um blog no portal do Procon, denominado Orientações de Consumo.

Jundiaí é referência em atendimento

A reunião ter sido realizada em Jundiaí se deve ao fato de a unidade local ser uma das mais referenciadas na questão do atendimento ao consumidor. “É um dos Procons do Estado com maior índice de resolutividade das demandas apresentadas, além de se destacar pela estrutura disponibilizada para atender os consumidores”, comenta Giaretta. O secretário Jorge Yatim, de Agricultura e Abastecimento, pasta à qual está subordinado o Procon de Jundiaí, ressaltou a importância de a cidade sediar uma reunião regional do órgão.

Para ele, é um reconhecimento ao trabalho que vem sendo feito, com investimentos constantes no aparelhamento e no pessoal, para que o atendimento seja sempre satisfatório. “Quem procura o Procon já chega fragilizado pela própria circunstância de precisar do serviço. Então, o atendimento tem de ser satisfatório e ágil”, comenta o secretário. Para ele, essa nova capacitação será um a ferramenta a mais para o desenvolvimento do trabalho da equipe.

Além, de Jundiaí, cidade anfitriã, foram convidados para a reunião os coordenadores dos Procons municipais das cidades de Amparo, Artur Nogueira, Bragança Paulista, Campo Limpo Paulista, Capivari, Cordeirópolis, Indaiatuba, Valinhos, Várzea Paulista, Itatiba, Itupeva, Jaguariúna, Louveira, Mogi Mirim, Monte Mor, Nova Odessa, Pedreira, Vinhedo, Sumaré, Santa Bárbara D´Oeste.

Compartilhe no Whatsapp