da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí
“Estacione Consciente” é a campanha educativa que a Prefeitura, por meio da Secretaria de Transportes – Divisão de Educação e Estatística – inicia nesta terça-feira (08) com o objetivo de conscientizar os motoristas sobre o respeito às vagas de estacionamento preferenciais para idosos e pessoas com deficiência. Essa campanha será desenvolvida inicialmente na região central da cidade, que reúne a maioria das vagas preferenciais, com a distribuição de panfletos e adesivos que visam sensibilizar os condutores.
A campanha Estacione Consciente nasceu de um projeto elaborado pelo Legislativo, que recebeu o apoio da Prefeitura. Em algumas cidades da região, como Itatiba, Sorocaba e São Paulo, a iniciativa já foi implantada, e a intenção é sensibilizar os motoristas sobre o respeito às vagas preferenciais, que existem exatamente para facilitar a mobilidade dos idosos e deficientes.
Representante da Associação dos Aposentados, Edgar de Assis, e do Conselho Municipal da Pessoa Deficiente, Paulo Moretti, confirmaram que suas entidades vão colaborar com a campanha, distribuindo o material informativo para os membros de suas entidades. Ambos confirmaram que a iniciativa é muito importante, pois busca mudança de comportamento do motorista. Como explicou Stella Mantoan, da área de Educação e Estatística da Setransp, seis monitoras vão trabalhar diretamente na distribuição de panfletos e adesivos e o trabalho já começa na manhã desta terça-feira.
O uso das vagas preferenciais é condicionado pelo cartão de identificação (idoso e deficiente), que pode ser obtido gratuitamente no Poupatempo, com a apresentação do CPF e comprovante de residência. No caso da pessoa com deficiência, ainda é necessário apresentar laudo médico emitido pelo SUS. O Poupatempo fica no Complexo Fepasa. Mais informações, aqui, sobre o Cartão do Idoso e do Deficiente. Ou no telefone (11) 4589-8400.
Sem o cartão de identificação, o motorista que estacionar numa vaga destinada ao idoso ou ao deficiente está cometendo uma infração leve, que representa 3 pontos na carteira e pode resultar numa multa de R$ 53,20. Em 2011 a Setransp emitiu 488 multas por estacionamento irregular em vaga de deficiente e 892 multas por estacionamento irregular em vaga de idoso.
Na região central estão delimitadas 44 vagas para idosos e 41 vagas para pessoas com deficiência. As equipes da prefeitura irão percorrer as ruas e se for observado um carro ocupando a vaga irregularmente, o veículo receberá um adesivo e um panfleto no para-brisa, com os seguintes dizeres: “Desculpe, mas ocupamos este espaço para lembrá-lo de que somente idosos e pessoas com deficiência têm direito às vagas preferenciais”.