da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí
Um grupo de servidores da Prefeitura de Jundiaí iniciou a semana realizando um gesto de amor ao próximo. Como parte do evento Arrhaiá e Gincana Solidária, eles compareceram à sede da Colsan, na manhã desta segunda-feira (07), para abrir o período de doação definido para os trabalhadores de todos os setores da prefeitura, dentro da programação da gincana.
O secretário Municipal de Recursos Humanos, Carlos Umberto Rossi, assim como a diretora do Funss (Fundo Social de Solidariedade), Maria Olívia Gonçalves Pinto (representando a presidente, Maria Rita Haddad), esteve presente à abertura das atividades e destacou a importância da participação dos servidores em mais essa ação.
“Que o nosso servidor é solidário, já sabemos de longa data, mas agora esse movimento se reveste de uma importância ainda maior, pois é uma causa que atinge a todos nós”, disse. O secretário também fez questão de doar e contou que não foi a primeira vez.
Para a diretora do Fundo Social, esse gesto não deveria ocorrer somente quando alguém da família é hospitalizado e a necessidade se manifesta. “É um bem tão valioso que carregamos conosco e com a doação de uma pequena parte podemos ajudar a salvar vidas”, disse Maria Olívia. Ela explicou que o Funss também estará incentivando as pessoas que procuram o órgão todos os dias.
Arrhaiá e gincana
O Arrhaiá Solidário acontece todos os anos na Prefeitura e, em 2012, o pessoal que organiza (funcionários da Secretaria de Recursos Humanos) resolveu incrementar a ação, incluindo a gincana e a doação de sangue. Os servidores vão somar pontos com a doação e com a participação na ginástica laboral. Assim, a partir desta segunda-feira (07) e até o dia 27, quanto mais o servidor praticar atividade física sob a supervisão dos monitores que atuam no Paço, mais pontos somarão às suas equipes.
Sivone Caetano Vilella, chefe da Divisão de Serviço Social e Benefícios, explica que os funcionários foram divididos em quatro equipes – Vermelha, Amarela, Verde e Laranja – e os professores da ginástica é que são os líderes. “Há avisos em todos os murais do Paço, explicando o funcionamento dessa gincana e identificando as equipes”, disse.
Além de Sivone, a SMRH esteve representada na abertura, também, com a presença da diretora Regina Amorim e da assistente social Ana Maria Scatone Silva. Da Secretaria de Saúde, compareceu a médica Fabiana Peter Camilo, que elogiou a iniciativa e disse que é muito importante estimular a doação de sangue.
Até o dia 27, os servidores e outras pessoas ligadas a eles, como familiares e amigos, poderão comparecer àquela unidade e contribuir para que o estoque do banco de sangue da Colsan continue sempre em alta. Comprovante de comparecimento deve ser entregue aos líderes das equipes para o cômputo dos pontos. Todo sangue pode ser doado, mas alguns, como o O positivo e o O negativo, são os que apresentam maior necessidade de reposição.
Segundo a gerente administrativa da Colsan, Áurea Denigres, o ideal é que haja de 100 a 120 doadores por dia, principalmente no inverno, quando o estoque costuma baixar muito. “Por isso mesmo, o exemplo dos servidores pode ser copiado por outras indústrias e empresas, pois sempre vamos ter pessoas precisando de sangue”, contou.
Para doar ou se informar sobre os procedimentos necessários para fazê-lo, basta ligar para a Colsan, no número 4521-4025, ou comparecer pessoalmente à sua sede, que fica na rua XV de Novembro, 1848. O local possui estacionamento fácil e gratuito. Todo o sangue coletado no local é destinado ao atendimento de 14 hospitais na região. Só o São Vicente, por exemplo, consome uma média de 1,3 mil bolsas por mês.