Prefeitura abre o Seminário 'Território de Gestão da Serra do Japi'

8/5/2012= - Jundiaí - SP

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

O Seminário “Território de Gestão da Serra do Japi”, promovido pela Prefeitura de Jundiaí, por meio da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, teve início nessa segunda-feira (07), com coquetel que reuniu pessoas interessadas pelo tema, no auditório do Ciesp. A iniciativa integra a segunda etapa de trabalho para revisão da Lei Complementar 417/04, sendo que a primeira foi composta por nove consultas públicas, iniciadas em março, que contemplaram todas as regiões da cidade.

Veja a Programação Completa

“É uma oportunidade para propor uma discussão técnica sobre a Serra do Japi, já que teremos como palestrantes, pesquisadores de instituições que trabalham na área de gestão ambiental”, explicou o secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Jaderson Spina.

De acordo com ele, a organização e o formato do seminário foram discutidos entre a secretaria de Planejamento e Meio Ambiente e os presidentes dos conselhos Gestor da Serra do Japi, Gestor das APAS e Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente). “Entre os objetivos dessa iniciativa, está capacitar a sociedade sobre a legislação que cuida do Território de Gestão da Serra do Japi e do Plano de Manejo da Reserva”, destacou.

Entre os presentes no coquetel de lançamento estavam os presidentes dos Condemas de Jundiaí e de Cajamar, Domenico Tremarolli e Cláudio Dall’Ólio, respectivamente, o secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente de Pirapora do Bom Jesus, Walter Húber, o presidente do Conselho de Gestão da Serra do Japi, Antônio Mendes Pereira, a representante da Fundação Florestal da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Claudia Avanzi, e o presidente da Comissão do Plano Diretor, Nivaldo Callegari.

Com a abertura do evento, a programação prossegue pelos próximos dois dias, ainda no mesmo local. Assim, na terça-feira (08), os participantes inscritos podem acompanhar palestras, que prosseguem na quarta-feira (09), quando eles também participam de um dos quatro temas oferecidos pelas oficinas: Sistemas Integrados de Proteção e Segurança; Turismo Sustentável e Educação Ambiental; Programas e Estratégias Regionais de Conservação e Proteção; e Programas e Estratégias Locais de Conservação, Uso e Ocupação.

Após o término das atividades, a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente vai reunir as propostas das consultas públicas, as propostas do seminário e das oficinas, o parecer dos conselhos de Gestão da Serra e de Meio Ambiente para elaborar o projeto de lei que substituirá a Lei Complementar 417/04.

Compartilhe no Whatsapp