da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí
A Secretaria de Transportes iniciou, na manhã desta quinta-feira (03), um treinamento de inspeção de segurança viária para engenheiros e técnicos da Diretoria de Trânsito. O objetivo é atualizar os profissionais para a identificação dos problemas e apresentação de soluções para vias e cruzamentos com altos índices de acidentes de maior gravidade. O treinamento tem duas partes, sendo uma delas teórica e outra prática, quando os participantes sairão a campo e terão de aplicar os novos conceitos nas ruas da cidade.
O treinamento está sendo ministrado pelo engenheiro e consultor Adalto Martinez Filho, funcionário da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e especialista em segurança viária. Durante a fase teórica, foi apresentado aos engenheiros e técnicos da Setransp as novas metodologias de trabalho, conceitos, formulários e método para as inspeções.
Ana Paula Silva de Almeida, responsável pela área de Planejamento da Diretoria de Trânsito, disse que esse treinamento visa capacitar o pessoal sobre como identificar os fatores de risco das ruas e cruzamentos ligados à engenharia viária. Dentre estes fatores estão a geometria da via, a sinalização, entre outros.
“A inspeção de segurança verifica se determinado cruzamento com grande índice de acidentes necessita de um reposicionamento do semáforo, ou de um deslocamento da faixa de segurança para o pedestre, ou se é necessário mudar o local de um ponto de ônibus”, disse Ana Paula. Esse trabalho está inserido no programa de Segurança Viária desenvolvido pela Secretaria de Transportes, orientado pela ONG internacional Global Road Safety Partneship (GRSP), que presta assessoria para o município.
A segunda parte do treinamento será a aplicação dos conceitos na prática. Ana Paula explica que os participantes serão divididos em duplas e irão para as ruas realizar a inspeção em cruzamentos e vias mais perigosas. Depois, os grupos irão fazer os estudos e apresentarão os resultados e as soluções para os problemas observados. “A nossa meta para 2012 é inspecionar todos os pontos mais críticos da cidade já utilizando a nova metodologia”, disse Ana Paula.