Polytheama recebe a Orquestra Jovem do Estado

3/5/2012= - Jundiaí - SP

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

No próximo domingo (6), às 11h, a Orquestra Jovem do Estado se apresenta, gratuitamente, no Teatro Polytheama. Sob regência de Cláudio Cruz, a orquestra recebe como músico convidado o violinista francês Régis Pasquier.

A Orquestra Jovem do Estado é grupo ligado à EMESP Tom Jobim, escola do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria de Cultura. A abertura do concerto será com Série Brasileira: IV Batuque, de Alberto Nepomuceno.

O repertório ainda conta com Sinfonia nº 9 “Do Novo Mundo”, de Antonin Dvorak. “Selecionei essa peça para que o grupo já tenha um primeiro contato, pois a apresentaremos durante os concertos que faremos na Alemanha, em julho”, explica o diretor musical do grupo, Cláudio Cruz. Composta em 1893, Sinfonia nº 9 “Do Novo Mundo” é uma das peças que Dvorak escreveu influenciado pelo contato que teve com a Nova América, durante a estada nos Estados Unidos.

Régis Paquier será o solista na obra Concerto nº 1 para violino, de Niccolò Paganini. O músico recebeu seis vezes o prêmio de melhor solista do ano. Paralelo à carreira de solistas, Parquier se apresenta com o trio Pennetier-Pasquiesr-Pidoux.

Orquestra Jovem

Fundada em 1979, a Orquestra Jovem do Estado tem como principal objetivo contribuir para o aprimoramento técnico e artístico dos estudantes de música que a integram, ajudando-os a se preparar para a vida profissional.

Em 2012, integrada ao inovador projeto pedagógico da EMESP Tom Jobim, a Orquestra passa por uma total reformulação que deverá transformá-la num projeto de excelência em formação de jovens músicos, estimulando-os a aprofundar e intensificar seus estudos e evitando a profissionalização precoce.

Claudio Cruz é o novo diretor musical. Pelo novo projeto, as atividades dos bolsistas incluem aulas e master classes com renomados professores e uma intensa agenda de ensaios e concertos, com excursão à Alemanha e a participação de grandes regentes (Frank Shipway, Rolf Beck e Wladimir Ashkenazy) e solistas (Boris Belkin e Maria João Pires).

Programa
Alberto Nepomuceno – Série Brasileira: IV Batuque
Niccolo Paganini – Concerto nº 1 para violino
Antonin Dvorak – Sinfonia nº 9, “Do Novo Mundo”

Serviço
Orquestra Jovem do Estado
Data: domingo, 6 de maio
Horário: 11h
Local: Teatro Polytheama
Endereço: Rua Barão de Jundiaí, 160, Centro
Entrada: gratuita

 

Compartilhe no Whatsapp