da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí
Prestadora de serviços, a Prefeitura de Jundiaí está sempre trabalhando para melhorar a qualidade dos serviços prestados, seja com a capacitação dos servidores, seja com o uso de novas tecnologias.
Além de capacitar os profissionais que atuam no serviço público municipal, a Prefeitura de Jundiaí vêm implantando uma série de ferramentas que estão melhorando a atuação dos servidores, bem como facilitando a vida dos contribuintes. “A capacitação provoca mudança de comportamento nas pessoas: melhora os serviços prestados, agiliza o tempo de atendimento. O foco tem que ser no contribuinte, no cidadão jundiaiense”, explica o secretário de Finanças, José Antonio Parimoschi, cuja secretaria promoveu diversas capacitações ao longo de 2010.
As ferramentas implantadas pela secretaria aumentaram, inclusive, a participação do cidadão jundiaiense na tomada de decisão do poder público. A Consulta Pública, por exemplo, disponibilizada todos os anos no Portal da Prefeitura, reúne as opiniões e os anseios da população em torno das prioridades governamentais durante a elaboração do orçamento municipal. “Em paralelo, realizamos uma pesquisa de campo, com dois mil entrevistados, moradores de todos os bairros da cidade”, completa Parimoschi.
A prestação de contas também está entre as novidades tecnológicas. O Portal da Transparência, implantado em maio de 2010, já registrou quase 10 mil acessos nesses sete meses. O portal foi instituído com a finalidade de prestar contas para o contribuinte que paga seus impostos, demonstrando-lhe de maneira simplificada e transparente a aplicação do dinheiro público. “Ao acessar o portal, o cidadão encontra um conjunto integrado de informações, muitas delas, em tempo real, que permite acompanhar o desempenho financeiro da cidade e como os recursos se transformam em serviços, obras e investimentos essenciais para a população e o seu desenvolvimento”, explica o secretário.
R elação saudável com o contribuinte
O presidente da Associação Comercial Empresarial (ACE- Jundiaí), Ricardo Diniz, é uma das pessoas que acompanha o Portal da Transparência periodicamente. Ele acredita que a partir do portal foi estabelecida uma relação saudável entre poder público e o cidadão. “Esta ferramenta é muito importante para que o cidadão possa acompanhar de que forma a Prefeitura emprega o dinheiro que é público. Como prestadora de serviços, a Prefeitura consegue demonstrar de que forma está trabalhando em prol das pessoas. Esta atitude mostra a integridade do órgão público e a confiança que podemos ter em seu trabalho”, avalia Diniz. “Poder olhar o dinheiro da cidade, de maneira tão organizada e clara, em um portal da internet, deve servir de exemplo para todo o país. Todos podem ter acesso aos contratos e licitações, o que dá ao cidadão a possibilidade de acompanhar o destino dado a nossos impostos com muita facilidade”, completa.
Parimoschi destaca também outra ferramenta que cumpre o trabalho de prestação de contas: o Programa de Educação Fiscal (PEF). A secretaria de Finanças publica todos os anos, desde 2006, a Cartilha Orçamento Fácil, um material que propõe divulgar, em linguagem clara e acessível, a execução financeira do orçamento municipal. A cartilha também está disponível na versão eletrônica para os internautas, no Portal da Transparência. “Para divulgar o PEF, promovemos palestras em escolas do nível médio e nas universidades e faculdades da cidade”, complementa.
Diniz também acompanha as cartilhas do Orçamento Fácil. “Gosto da cartilha, pois nos possibilita acompanhar o crescimento da cidade ano a ano. E o melhor, não é preciso ser nenhum especialista em finanças para entender os dados. A linguagem é simples e direta. Esta é mais uma atitude que aproxima a população da prefeitura, que pode, com esse conhecimento, cobrar, fiscalizar e se orgulhar da cidade”.
Além do portal e da cartilha, a secretaria de Finanças também está presente nas redes sociais, no Twitter acesse ( http://twitter.com/financasjundiai). Lá estão disponíveis informações de interesse do contribuinte. A ideia é dar mais amplitude à comunicação com os diversos segmentos da sociedade. “Nesta rede, além das informações sobre o orçamento da cidade, são divulgadas as datas de audiências públicas para que as pessoas possam se agendar e participar”, avalia Parimoschi.