da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí
Em função do grande interesse da população, a exposição do modelo em escala real do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), que está sendo realizada na Praça Governador Pedro de Toledo, Centro, será ampliada por mais duas semanas, até o dia 5 de maio. Desde o início da exposição (23 de março) até agora já passaram pelo local aproximadamente 30 mil pessoas, numa média de 1,5 mil pessoas por dia. De segunda a sexta, o horário de visitação é das 8h às 19h e aos sábados, domingos e feriados das 8h às 14h.
O VLT é um dos sistemas de média e grande capacidade que estão sendo analisados pela Prefeitura, como alternativa de modal de transporte. Outro modal também em avaliação é o BRT (Bus Rapid Transi). A idéia é fomentar a discussão sobre essas novas tecnologias e até mesmo interligá-las visando melhorar a mobilidade urbana do município e também da região.
O protótipo do VLT aberto para visitação tem dois vagões, sendo um deles com acesso para que o público possa conhecer o seu interior. Dentre os benefícios do VLT estão o conforto, a capacidade para transportar até 400 passageiros por viagem, mais economia já que a composição gasta 75% menos energia do que um ônibus elétrico comum.
A implantação do VLT depende da conclusão de estudos técnicos específicos, que foram iniciados após a assinatura de protocolo de intenções entre a Prefeitura, Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM) e a Companhia Paulista de Transportes Metropolitanos (CPTM). Como explicou o diretor de Transportes, Leslie Litano Tealdi, a exposição do protótipo tem como objetivo apresentar ao público a tecnologia do VLT, para que as pessoas possam conhece-la e discuti-la. “E percebemos um grande interesse das pessoas, por isso ampliamos o período da visitação”, confirmou.
Durante a semana, o protótipo recebe em torno de 1,2 mil pessoas, já nos sábados esse número salta para média de 1,6 mil visitantes.