da assessoria de imprensa
Visando o bem-estar dos seus alunos, a Escola Divina Providência implantou o Projeto de Qualidade de Vida e Saúde em Crianças, visando a prática de esporte e alimentação saudável por meio de orientações e dicas em salas de aula.
De acordo com a ONU, há mais de 900 milhões de pessoas passando fome e 1 bilhão em condições de obesidade no mundo. Esse foi o dado que incentivou o coordenador de Esportes da escola, Sidimar Lucato, a iniciar o projeto em 2009. “Nós começamos com dados que colhíamos nas aulas de educação física, como peso e altura. O projeto tem como principal objetivo a saúde e não magreza”, explica.
Atualmente, a taxa de obesidade na escola não passa de 1% dos alunos e essa estatística deve-se ao Projeto, como também aos cuidados com os alimentos na cantina, complementados com a Lei Estadual 7.643, de 2011, que proíbe comercialização de alimentos não saudáveis nas escolas. “A lei veio de encontro com a proposta da Escola, que é reunir práticas esportivas com alimentação saudável nos alunos em idade escolar”, explica o Coordenador.
A proposta do projeto é identificar possíveis alunos em condições não saudáveis através de aferições semestrais. Com base nos resultados os professores orientam a prática de exercícios e o consumo de alimentos benéficos. “O foco nunca é o peso, mas sim a saúde dos alunos. E nunca tratamos diretamente com cada criança, mas sim com a classe toda”, conclui Lucato.