Exposição 'Xilocidade' mostra mudanças da paisagem urbana

16/4/2012 - Jundiaí - SP

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

Trabalhando há 30 anos com gravura, principalmente com a técnica da xilogravura, o artista carioca André de Miranda é o responsável pela exposição “Xilocidade – Memória Urbana Gravada”. A vernissage, aberta ao público, será neste sábado (14), às 10h, na Galeria Fernanda Perracini Milani, no Teatro Polytheama.

André, além de receber os visitantes, também vai promover uma visita guiada para o público presente, momento em que o artista vai explicar os componentes de sua obra, as inspirações, poética da série, falar sobre a técnica da xilogravura e sanar eventuais dúvidas.

Em Xilocidade, o visitante poderá ver, como se por uma janela, a transformação de prédios históricos que foram, literamente, tombados para dar lugar a construções modernas. “Para retratar o novo que deu lugar ao velho, as gravuras são impressas em cima de anúncios dos novos empreendimentos, construídos no lugar de prédios antigos. A xilogravura retrata elementos da arquitetura da antiga construção, da fachada que habitava o lugar antes das obras. Os traços não são feitos ao acaso”, comentou o artista.

A série que tem 10 anos, já percorreu diversas cidades no Brasil. O início deu-se quando a casa em que a mãe do artista morava foi demolida para dar lugar a um empreendimento imobiliário. “A primeira gravura dessa série aconteceu após a casa onde minha mãe morava, ser destruída e, no lugar, surgir uma nova construção. A partir de então eu comecei a retratar outros casos que tiveram o mesmo fim”, explicou André.

A xilogravura é a técnica de gravura na qual se utiliza madeira como matriz e possibilita a reprodução da imagem gravada sobre papel ou outro suporte adequado.

O artista

André de Miranda Iniciou suas atividades artísticas em 1975, na Academia de Arte e Cultura Elzira Amábile, no Rio de Janeiro, sendo discípulo de Genia Walisberg. Em 1976, estudou desenho e pintura com Jemile Diban e Maria Cecília de Castro Pinto. Iniciou seus trabalhos em xilogravura em 1978 no ateliê do gravador Ciro Fernandes, onde conviveu com diversos artistas.

Morou de 1993 a 1997 na cidade de Três Lagoas, quando ministrou oficinas de Xilogravura em diversas cidades e na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Foi professor de desenho no SENAI da Construção Civil, Rio de Janeiro, em 1999.

Fez diversas palestras sobre gravura em Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Acre. É membro do Núcleo de Gravura do Rio Grande do Sul e do Grupo Gravura. Residiu na cidade de Curitiba de 2004 a abril de 2008, atualmente mora e trabalha da cidade do Rio de Janeiro.

Serviço
Vernissage “Xilocidade – Memória Urbana Gravada”
Artista: André de Miranda
Data: Sábado, 14 de abril de 2012
Horário: 10h
Local: Galeria Fernanda Perracini Milani – Teatro Polytheama
Endereço: Rua Barão de Jundiaí, 176, Centro
Período de exposição: 14 de abril a 8 de maio

Compartilhe no Whatsapp