Cerest capacita profissionais de Jundiaí e região

13/4/2012 - Jundiaí - SP

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

O Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) realizou, nesta quinta-feira (11), uma ação para capacitar profissionais do setor sobre notificação dos agravos relacionados ao trabalho. O evento reuniu cerca de 120 pessoas, entre médicos da Atenção Básica da rede de saúde de Jundiaí e profissionais das vigilâncias em saúde das cidades da região de Jundiaí.

De acordo com a gerente do Cerest Jundiaí, Priscila Paula de Oliveira, a iniciativa faz parte do processo de matriciamento dos profissionais adotado pelo setor, a fim de promover um atendimento com qualidade e eficiência em todos os níveis do sistema. Segundo ela, é a partir das notificações registradas que o Cerest irá estabelecer algumas condutas de trabalho. “A partir da notificação, o Cerest vai desenvolver ações de acordo com as necessidades reais da população”, enfatizou.

A diretora de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, Fauzia Abou Abbas Raiza, explicou que para este ano estão programadas várias atividades que visam o fortalecimento da saúde do trabalhador em Jundiaí e região.

Ação positiva

A capacitação da última quarta-feira foi feito pelo médico do Trabalho de Jundiaí, José Carlos Fonseca, que na oportunidade abordou um pouco da história, conceitos, legislação trabalhista, agravos relacionados ao trabalho, a necessidade da notificação, questões epidemiológicas e fluxo de atendimento.

O médico da rede básica de Jundiaí, Carlos Fernandes Soares, ressaltou a oportunidade de atualização. “Este encontro nos permite ampliar os conhecimentos e, ainda, atualizar alguns assuntos”, disse Soares.

Para o médico Ricardo Godoy, que também atende na rede básica de Jundiaí, os profissionais são multiplicadores de informações e devem estar atentos quanto a essas doenças. “Os médicos devem apresentar as informações, pois são dados estatísticos que contribuem para definir as ações.”

Programação

Segundo Fauzia, todo o planejamento foi traçado com base nas atribuições do Cerest, que é uma unidade especializada da Secretaria Municipal de Saúde, inserido no SUS (Sistema Único de Saúde) e parte integrante do Renast (Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador). “O Cerest tem a função de oferecer suporte técnico, de educação permanente, de coordenação de projetos de assistência, promoção e apoio às ações de vigilância à saúde do trabalhador”, disse a diretora.

Neste sentido, para abril o setor programou diversas ações, que serão reforçadas com datas importantes instituídas neste mês para marcar a necessidade de atenção com os trabalhadores.

 

Compartilhe no Whatsapp