da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí
Os 28 candidatos ao Corpo Estável de Teatro do Polytheama iniciaram, na tarde desta quinta-feira (12), na Sala Azul da Casa da Cultura, o processo que vai selecionar até oito profissionais que vão compor o grupo responsável pela montagem teatral de 2012.
A seleção está a cargo do diretor de teatro e fundador da Cia da Memória, Ruy Cortez, que estará à frente do trabalho, em conjunto com sua equipe composta pelo iluminador jundiaiense, renomado em todo o país, Fábio Retti, o cenógrafo André Cortez, Almir Meia, entre outros profissionais.
Ruy explicou que a seleção será baseada nas cenas exigidas pelo edital. “Teremos dois pontos, a questão subjetiva que é a escolha feita sob a perspectiva do diretor e também os quesitos técnicos, pois ator é uma profissão que exige formação e, principalmente, a excelência no trabalho.”
O diretor falou que a renovação de todo grupo do Corpo Estável é primordial, pois cria novas dinâmicas. Ele também comentou que o trabalho a ser desenvolvido em Jundiaí levará em conta o coletivo a ser escolhido.
Essa será a primeira vez que Cortez vai desenvolver trabalho com um Corpo Estável, promovido por administração municipal. “O projeto é incrível e fomenta a cultura. Não conheço outra cidade que desenvolva uma iniciativa parecida. O Brasil precisa crescer nessa questão, em Moscou, cerca de 70 companhias recebem subsídio do governo”, afirmou.