da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí
Neste fim de semana, a programação do “Você precisa curtir Jundiaí” oferece diversas atrações gratuitas, com espetáculos de música, dança e exposições abertas à visitação.
As atrações têm início no sábado (14), às 10h, com o projeto “Centro com Arte”, que leva música gratuita em quatro pontos da Rua Barão de Jundiaí, no calçadão do Centro da cidade. Dentre as apresentações, o público poderá ouvir música instrumental com o grupo Estações Brasileira, flauta e baixo acústico ao som de Amanda e Renan, cultura popular com Tambores de Inkice e o acordeon de Cristiano Morales.
Ainda na Rua Barão, às 10h, ocorre a abertura da exposição “Xilocidade – Memória Urbana Gravada”, do artista carioca André Luiz Pinto de Miranda, na Galeria de Artes Fernanda Perracini Milani, no Teatro Polytheama.
A mostra, que permanece aberta para visitação até o dia 8 de maio, apresenta uma série de xilogravuras que mostram o olhar do artista com a paisagem urbana, tratada através de elementos arquitetônicos e a preservação e o zelo pela estética urbana.
Orquestra Municipal
Já para quem está à procura de um programa no sábado à noite, a Secretaria de Cultura promove no Polytheama, às 20h, a abertura da Temporada 2012 da Orquestra Municipal de Jundiaí. Montada em 2011, sob regência de Claudia Feres, a Orquestra vai brindar o público com repertório de “músicas nacionalistas”.
O concerto será aberto com uma importante obra do compositor amazonense Claudio Santoro, passando pela obra de César Guerra Peixe, com participação especial da violinista solista Ana Maria Oliveira e encerramento com “No Reino da Pedra Verde”, do compositor Clóvis Pereira.
Dança e teatro infantil
A programação no domingo (15) contempla toda a família. Às 16h, a Sala Glória Rocha recebe a peça “Cinderela”, pela visão da Cia Teatro Educativa. O espetáculo faz parte do Projeto Matinê, que oferece peças infantis gratuita, leva o público para o encantador mundo do faz de conta.
As atrações gratuitas do fim de semana encerram com o Corpo Estável de Dança de Jundiaí, que volta ao palco da Sala Deolinda Copelli do Teatro Polytheama, às 20h do domingo (15), para apresentar a coreografia “Ressonâncias”. O grupo de bailarinos tem a direção de Miriam Druwe.
A coreografia conta com música original, composta pelo músico jundiaiense, Guilherme Terra. Os trabalhos do Corpo Estável tiveram início em maio de 2011 e o grupo fez sua estreia dentro da programação do centenário do Polytheama, em dezembro do mesmo ano, quando a apresentação foi realizada em conjunto com a Orquestra Municipal de Jundiaí.
Telefones e endereços
Teatro Polytheama
Local: Rua Barão de Jundiaí, 176 – Centro
Telefone: 11 4586-2472
Sala Glória Rocha
Local: Rua Barão de Jundiaí, 1.093 – Centro
Telefone: 11 4521-0971