da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí
Mostrar o conhecimento na arte de interpretação, mímica e improvisação são algumas das habilidades que os 28 candidatos ao Corpo Estável de Teatro do Polytheama vão ter que mostrar para o corpo de jurados, durante a seletiva que será realizada nesta quinta-feira (12), na Sala Azul da Casa da Cultura, a partir das 13h.
Serão até oito vagas para participar do grupo, que tem como principal objetivo oferecer acesso à cultura, por meio do estímulo à criação artística, democratização das condições de produção, oferta de formação e revelação de talentos na área teatral.
Para 2012, o Corpo Estável de Teatro terá à frente o diretor teatral e fundador da Cia da Memória, Ruy Cortez, que também é responsável pelo corpo de jurados.
A secretária de Cultura, Penha Camunhas Martins, comemora o número de inscrições. “Em 2010 tivemos 19 candidatos, neste ano serão 28 inscritos. Isso mostra que a arte em Jundiaí cresceu muito nesse último ano. Os artistas estão cada vez mais interessados e se sentem acolhidos pelo município”, disse.
Seleção e ensaios
O teste para seleção será composto por entrevista, cena apresentada pelo candidato de no máximo três minutos de duração (a critério de cada candidato), cena sem palavras apresentada pelo candidato e cena com no máximo de um minuto de duração, na qual ele possa apresentar suas habilidades artística, tais como canto, instrumento musical, dança, acrobacias, malabarismo, técnica de ‘clown’ e afins.
Os selecionados vão compor o elenco para montagem do espetáculo de 2012 do Corpo Estável Municipal de Teatro. Os ensaios serão às segundas e terças-feiras, em horário ainda a ser definido. Cada integrante do Corpo Estável receberá remuneração no valor total de R$ 10,8 mil, sujeitos a descontos legais, divididos em 12 parcelas consecutivas de R$ 900.
O diretor
Ruy Cortez é diretor teatral e fundador da Cia da Memória. Formado em direção teatral pelo Departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, em 2003, e em interpretação teatral pelo Teatro-Escola Célia Helena, em 1992.
É pesquisador do Sistema Stanislawski e das áreas de Pedagogia e Encenação do Teatro Russo – tendo já realizado três residências artísticas em Moscou – em 2009 no Teatro de Moscou sob a direção de Oleg Tabakov e em 2006 no GITIS (Academia Russa de Arte Teatral).
Em 2010, foi contemplado pelo Ministério da Cultura com a Bolsa Funarte de Residências em Artes Cênicas para realizar sua terceira residência artística no Instituto Federal Estatal de Ensino Superior Profissional – Escola-Estúdio – Vladimir Nemiróvitch-Dantchenko junto ao Teatro Artístico Antón Pavlóvitch Tchéckov (MXAT) pelo período de sete meses.
Os principais trabalhos como diretor são “Nomes do Pai”, dramaturgia de Luís Alberto de Abreu (Cia. da Memória), “Hilda Hilst O Espírito da Coisa”, de Gaspar Guimarães, com Rosaly Papadopol (Prêmio APCA 2009 de Melhor Atriz), “Rosa de Vidro”, de João Fábio Cabral (Cia. da Memória), “A Louca de Chaillot”, de Jean Giraudoux, com Cleyde Yáconis (Prêmio APCA 2006 de Melhor Atriz), “Horário de Visita”, de Sérgio Roveri, “A Casa Antiga” e “Ophélias”, ambas de Eduardo Ruiz, “Lázaro – Uma adaptação de Crime e Castigo”, de Fiódor Dostoiévski e “A Alma Boa de Setsuan”, de Bertolt Brecht.
Foi assistente de direção de Ron Daniels em “Macbeth”, de William Shakespeare, numa produção do Theather for a New Audience em New York e em “Rei Lear”, de William Shakespeare, na produção protagonizada por Raul Cortez.
Desde 1999 atua na área de pedagogia teatral. É responsável pela matéria de Interpretação Teatral nas seguintes instituições; Escola Superior de Artes Célia Helena, Teatro Escola Célia Helena e Escola de Atores Wolf Maia.