da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí
A manhã desta terça-feira (10) foi de festa para 65 alunos do Funss (Fundo Social de Solidariedade), que receberam o certificado de conclusão dos cursos de Cuidador de Idosos e Babás (equivalente com Berçaristas e Baby Sitters).
Foi a segunda vez na semana que o Funss reúne formandos: na segunda-feira, foram entregues certificados a 130 alunos de cursos da área de culinária. Além desses, outros 30 cursos estão em andamento, atendendo interessados em diferentes capacitações. “O foco é a formação de mão de obra alinhada com as necessidades de mercado”, explica a presidente do Fundo Social, Maria Rita Haddad.
Segundo ela, existe até um cadastro de pessoas à procura de profissionais para preencher vagas em diversas áreas. “Nossos cursos são de qualidade e o índice de empregabilidade é bastante alto”, afirma.
Os cursos de cuidador de idosos e de babás têm sido muito procurados, pois a demanda nessa área é muito grande. Maria Rita comenta que aqueles que procuram esses profissionais querem pessoas com certificação, pois é um trabalho que exige conhecimento e também um perfil diferenciado. “Não é qualquer um que pode atuar como cuidador, por isso, os alunos que concluem o curso no Fundo Social são pessoas especiais, pois carregam, além dos conhecimentos que adquirem durante as aulas, habilidades próprias, um verdadeiro dom”, diz a presidente.
Postura profissional, ética, apresentação pessoal, atribuições da função, patologias da velhice, comunicação e socialização, organização do quarto e nutrição, dentre outros, são temas abordados no curso, o que capacita o aluno a atuar na atividade de cuidador de idoso com propriedade e qualidade. Da mesma forma é o conteúdo programático do curso de babás, que explora temas de fundamental importância no desenvolvimento da função.
As facilitadoras Denise Candiani e Sandra Speleta, da empresa DI (Desenvolvimento e Inovação) responsável pela aplicação dos cursos, ressaltaram durante a entrega dos certificados que para as funções que escolheram não bastam técnicas.
A aluna Eneida Souza Silva, 32 anos, moradora na Vila Nambi, estava feliz com a conclusão do curso de babás. Para ela, em especial, que já atua na área há cerca de dez anos, receber o certificado teve uma importância ainda maior. “Por mais que eu soubesse, além de prática que adquiri, ter um certificado dá mais segurança e abre mais portas”, disse. Mas não é só isso: segundo contou Eneida, quando se está formalizado a remuneração também é mais valorizada. “Já mandei até confeccionar cartões, pois com o diploma vou expandir meus atendimentos”, contou.