da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí
Palestra com o dramaturgo Roberto Alvim encerrou, na noite desta terça-feira (27), a programação preparada pela Secretaria de Cultura para marcar o Dia Internacional do Teatro e do Circo. Cerca de 50 pessoas acompanharam a apresentação no Centro de Cultura Jorosil, cujo tema foi “O Papel do Dramaturgo no Teatro Contemporâneo”.
De acordo com a secretária de Cultura, Penha Camunhas Martins, a programação teve início no período da manhã e levou ao público diversas atrações. “No encerramento trouxemos à cidade um artista premiado, fechando com chave de ouro a programação”, disse a secretária, enfatizando os investimentos da cidade em Cultura.
“Hoje temos o Centro de Estudos de Teatro, o Corpo Estável, sem falar da Lei de Incentivo à Cultura, com a destinação de R$ 500 mil para produções artísticas locais”, disse Penha.
O dramaturgo Roberto Alvim conquistou o prêmio de melhor espetáculo no 5º Prêmio Bravo! Prime Cultural, com a peça “O Quarto”, do irlandês Harold Pinter.
É criador e diretor de 16 peças, levadas aos palcos cariocas, paulistas, franceses, suíços e argentinos. Ao lado de Antonio Araújo, do Teatro da Vertigem, e de Enrique Diaz, Alvim integra a geração teatral apta a substituir a antecedente, composta pelos diretores Antunes Filho, José Celso Martinez Corrêa e Gerald Thomas.
O ator e professor de teatro, José Renato Forner, acompanhou a apresentação do dramaturgo e elogiou a iniciativa da Secretaria de Cultura. “Tivemos hoje um dia cheio de atrações com artistas jundiaienses. Esta palestra veio coroar a programção. É uma pessoa em ascensão e esta palestra foi uma espécie de intercâmbio”, finalizou.