da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí
O prefeito Miguel Haddad recebeu na manhã desta segunda-feira (26) um grupo de técnicos da cidade de Maputo, capital de Moçambique, país localizado no continente africano, interessados em conhecer detalhes do sistema de transporte e trânsito de Jundiaí. A delegação está em visita ao Brasil e irá conhecer outras cidades com o mesmo objetivo.
Miguel Haddad destacou que a mobilidade urbana é um desafio em todo o mundo e a solução passa por um transporte público de qualidade. “A cada etapa vencida surgem novos desafios que também precisam ser vencidos”, frisou o prefeito.
Maputo possui hoje 1,5 milhão de habitantes, sendo a cidade mais populosa, e sofre com a dificuldade de mobilidade urbana.
Taibo Issufo, diretor geral do Instituto Nacional dos Transportes Terrestres, disse que o crescimento da frota de veículos na capital moçambicana já começa a dificultar a circulação viária e os técnicos buscam novos modelos e soluções. “É importante ouvir e conhecer novas experiências”, disse Taibo. Os moçambicanos contam com uma consultoria nesta área, que indentificou algumas cidades no Brasil que podem apresentar experiências bem sucedidas, entre elas Jundiaí.
A equipe moçambicana é formada por técnicos do Ministério do Transportes, Comuniciação, Obras Públicas, Saúde, do Interior e Ministério do Município, da cidade de Maputo.
A reunião técnica aconteceu no Paço e foi conduzida pelos diretores de Trânsito, Mauro Mazzamati e de Transportes, Leslie Litano Tealdi.
Durante a apresentação dos técnicos de Jundiaí, foi explicado como funciona o sistema integrado de transporte público e os resultados obtidos com a aplicação do GPS na frota do município. “Hoje conseguimos 98% em média no cumprimento dos horários”, disse Leslie. Outros tópicos abordados foram a busca da qualidade no atendimento, estudos para implantação de novas tecnologias, como o VLT, entre outros assuntos.
Na área de trânsito, também foi mencionada a parte de fiscalização, sinalização e segurança viária. Também foi lembrada da parceria entre a Prefeitura com o ong internacional Global Road Safety Partnership, que presta assessoria para vários países na área de segurança viária.