Jundiaí recebe menção honrosa em Congresso

27/3/2012 - Jundiaí - SP

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

A Secretaria de Saúde foi uma das que receberam menção honrosa durante o 26º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, realizado em Marília. Com o tema “Comitê Municipal de Vigilância às Mortes Materna e Infantil – Relato de uma experiência exitosa”, o trabalho apresentado por Jundiaí destaca a influência das ações do comitê na redução do coeficiente de mortalidade infantil na cidade.

A premiação fez parte da 10ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios, que contou com mais de 450 trabalhos inscritos. 14 deles receberam menção honrosa. Para a secretária de Saúde, Tânia Pupo, a premiação é uma resposta positiva às ações do comitê, que desenvolve um trabalho efetivo na investigação de todos os óbitos deste grupo.

“É um reconhecimento ao trabalho desenvolvido, que contribuiu na redução do coeficiente de mortalidade infantil, que em 2011 baixou cerca de 30%”, ressaltou Tânia, lembrando que em 2011 o coeficiente ficou em 8,22 para cada mil nascidos vivos.

Tânia, que também atua como 2ª tesoureira do Cosems (Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo), coordenou um dos trabalhos apresentados, com o tema “A sustentabilidade da atenção universal à saúde”, que teve como expositores a secretária Executiva do Ministério da Saúde, Márcia Aparecida do Amaral, e o professor de Economia da Saúde da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, Áquilas Nogueira Mendes.

A secretária acompanhou, ainda, a elaboração da ‘Carta de Marília’, cujo documento reafirma a posição dos participantes na defesa da consolidação do Sistema Único de Saúde. O Cosems trabalha para que o SUS seja parte permanente da agenda política do país e busca mobilizar a sociedade para as mudanças que contribuam na melhoria da qualidade de vida e da atenção à saúde da população.

Compartilhe no Whatsapp